Notícia
Receitas da Nvidia disparam quase 80% e superam previsões
Os resultados da gigante tecnológica também ficaram acima das projeções no lucro líquido. Vendas na divisão de centros de dados praticamente duplicaram. O "guidance", que tinha preocupado no trimestre anterior, ficou acima das previsões médias.
As receitas da Nvidia dispararam 78% para 39,33 mil milhões de dólares no último trimestre, disse a gigante tecnológica esta quarta-feira na apresentação de resultados. Os analistas consultados pela Bloomberg esperavam vendas de 38,25 mil milhões.
Os lucros por ação ajustados também ficaram acima do esperado, atingindo os 0,89 dólares, contra previsões de 0,84 dólares. O lucro líquido registou também uma subida de acentuada de 80%, atingindo os 22,1 mil milhões, contra 12,1 mil milhões no trimestre homólogo, acima das projeções da FactSet.
As receitas de centros de dados, a principal área da empresa de chips, que tem impulsionado a recente vaga de inteligência artificial (IA), quase duplicaram para 35,6 mil milhões, contra previsões de 34,09 mil milhões.
Quer as receitas globais, quer as receitas de centros de dados, registaram níveis recorde, assinala o comunicado da empresa que acompanha os resultados. As receitas anuais também foram as maiores de sempre, atingindo os 130,5 mil milhões, mais do que duplicando face ao ano anterior.
"Acelerámos de forma bem sucedida a produção em escala massiva dos supercomputadores para IA Blackwell, alcançando milhares de milhões de dólares em vendas no seu primeiro trimestre", assinala Jensen Huang, fundador e CEO da Nvidia, no comunicado.
Contudo, a atenção dos investidores estava sobretudo no "guidance", depois de a empresa ter dececionado nas previsões apresentadas no trimestre anterior. Neste capítulo, a empresa projeta vendas de 43 mil milhões de dólares no trimestre atual, com uma margem superior ou inferior de 2%, num sinal de que antecipa que o investimento na IA vai continuar forte.
Os analistas citados pela Bloomberg esperavam em média uma projeção de 42,3 mil milhões, com algumas estimativas a atingirem os 48 mil milhões nas perspetivas mais otimistas.
As previsões de vendas poderão dar algumas garantias aos investidores de que a concorrência de "chatbots" de IA de baixo custo, como o da chinesa DeepSeek, poderão não afetar significativamente as receitas da Nvidia. No pós-mercado em Wall Street, a primeira reação foi moderadamente positiva, com as ações a subirem cerca de 2%.
Notícia atualizada pela última vez às 22h18