Notícia
AECOPS confirma reanimação do sector da construção
O inquérito mensal à actividade da AECOPS - Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas referente a Agosto confirma «uma ligeira reanimação, embora a evolução se mantenha ainda muito negativa» face a 2002.
«Este comportamento menos desfavorável foi observado tanto no segmento dos edifícios residenciais, como da engenharia civil e ainda ao nível da percentagem de utilização da capacidade produtiva das empresas, que subiu de 75,5%, até Junho, para 75,8%, em média, nos dois meses seguintes», sublinha o comunicado da AECOPS.
A recuperação do investimento público em construção «é agora mais evidente», com os indicadores do mercado das obras públicas a registarem crescimentos homólogos, em valor, de 15,4%, para os concursos abertos, e de 46,7% para os adjudicados.
Em termos acumulados até Agosto, os concursos abertos ascenderam a 2.167,6 milhões de euros, o que representou acréscimos de 14,1%, relativamente aos primeiros oitos meses de 2002.
No que respeita aos concursos adjudicados, a contracção registada nos primeiros oito meses de 2003 contribuiu para que os valores obtidos para o período de Janeiro a Agosto continuassem a evidenciar uma quebra de 29,2% relativamente ao valor em causa.