Notícia
Total ganha corrida para comprar Novenergia com oferta acima de 600 milhões
Os franceses da Total superaram os chineses da Datang na disputa pela compra da companhia que controla a Generg.
Estará fechado mais um negócio de relevo no setor das energias renováveis em Portugal. O Expresso noticia esta segunda-feira que os franceses da Total já chegaram a acordo para comprar a Novenergia, tendo colocado em cima da mesa mais de 600 milhões de euros, uma soma suficiente para superar os chineses da Datang .
A Novenergia é o quarto maior produtor de energia renovável em Portugal, controlando a Generg, que tem 436 MW eólicos em operação no país, além de pequenas centrais hídricas e centrais solares.
Segundo o Expresso, a oferta da Total superou a da estatal chinesa Datang (que oferecia perto de 600 milhões), o fundo norte-americano Contour Global e a Finerge.
A EDP lidera nas energias renováveis em Portugal, seguindo-se a Finerge, que foi comprada pelos australianos da First State em 2015 aos italianos na Enel por 900 milhões de euros. Ainda acima da Novenergia está a Iberwind, que em 2015 foi vendida pelo fundo Magnum Capital ao grupo chinês Cheung Kong por mil milhões de euros.
A Novenergia é liderada por Carlos Pimenta, que em declarações ao Expresso não confirma o negócio mas salienta que o processo "correu de forma muito intensa e competitiva e em que o valor da empresa, das pessoas que a integram e do seu potencial de crescimento foi reconhecido pelo vencedor e também pelos outros principais concorrentes".
A Total vendeu os postos de abastecimento de combustível em Portugal em 2008 à espanhola Cepsa, tendo regressado no ano passado ao mercado português de combustíveis.