Notícia
Francesa Total notifica Concorrência sobre compra da Novenergia
A Autoridade da Concorrência foi notificada na segunda-feira pela francesa Total da aquisição da Novenergia, o quarto maior produtor de energia renovável em Portugal.
A Total já notificou a Autoridade da Concorrência sobre a compra da Novenergia, a dona da empresa de energias renováveis Generg. Os documentos chegaram ao regulador na passada segunda-feira, 4 de março.
O valor da operação ronda os 600 milhões de euros, segundo o Expresso, tendo superado a oferta inicial dos chineses Datang.
A francesa Total entrou este ano na corrida pela Novenergia, liderada pelo ex-secretário de Estado do Ambiente Carlos Pimenta, depois dos chineses terem desistido da compra no ano passado.
A Novenergia é o quarto maior produtor de energia renovável em Portugal, controlando a Generg, que tem 436 MW eólicos em operação no país, além de pequenas centrais hídricas e centrais solares.
Esta operação marca o reforço da presença da francesa total em Portugal depois de em 2008 ter vendido os postos de abastecimento de combustível que tinha à espanhola Cepsa, tendo decidido regressar no ano passado ao mercado português de combustíveis.