Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Passos Coelho reúne-se com Rajoy, Hollande e Juncker para levar energia ibérica para a Europa

O primeiro-ministro português vai reunir-se esta tarde em Madrid com os seus homólogos espanhol e francês, e ainda com o presidente da Comissão Europeia, para debater as interconexões da Península Ibérica com o resto da Europa. A Grécia poderá estar na agenda.

Paulo Duarte/Negócios
04 de Março de 2015 às 15:49
  • 6
  • ...

Portugal e Espanha devem firmar esta quarta-feira, 4 de Março, com França acordos que permitam fazer avançar a exportação de energia da Península Ibérica com o resto da Europa, através da fronteira dos Pirenéus catalães. A reunião, ao mais alto nível, vai juntar Passos Coelho e o primeiro-ministro espanhol Mariano Rajoy, bem como o presidente francês, François Hollande. Na iniciativa vão estar ainda presentes Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia, e Werner Hoyer, presidente do Banco Europeu de Investimento.

 

A interconectividade é essencial para consumar a União Energética e, dessa forma, reduzir a dependência europeia da Rússia, em termos energéticos. Para isso é necessário fazer investimentos que permitam exportar essa energia – e é precisamente por isso que o presidente do BEI e Juncker vão estar na reunião. A 25 de Fevereiro, a Comissão Europeia definiu como prioridade atingir uma meta de 10% na interligação energética entre todos os países até 2020.

 

Segundo dados da Comissão Europeia divulgados pelo Público, Portugal deverá ultrapassar essa meta de interligação com Espanha até 2016, quando ficar concluída a nova ligação na Galiza. Porém, entre Espanha e França a situação é bem distinta: actualmente, a taxa de partilha de energia é de 4%, e com os actuais projectos que estão em cima da mesa a capacidade de interligação deverá ser reforçada até 8%. As ligações entre os dois países são consideradas insuficientes e isso resultará de décadas de boicote de França a essa partilha.

 

Espera-se, portanto, que da reunião saia um apoio firme a uma maior interligação energética, que permita à Ibéria exportar energias renováveis para o centro da Europa através da rede eléctrica francesa. Em declarações ao Público, o ministro do Ambiente e Energia, Jorge Moreira da Silva, disse que "há muito tempo que não se verificava um tal nível de convergência" entre Portugal, Espanha e França.

 

Por outro lado, e tendo em conta que esta é a primeira vez que Passos Coelho e Rajoy se encontram desde as declarações críticas de Alexis Tsipras, a Grécia será, também, um dos temas em cima da mesa, antecipa a Euronews. O primeiro-ministro grego acusou, na passada sexta-feira, Portugal e Espanha de terem formado um eixo para bloquear um acordo com Atenas. Os dois países ibéricos reagiram com uma queixa à Comissão Europeia.

 

A reunião começa por volta das 16h de Lisboa (mais uma hora em Madrid) e deverá terminar por volta das 18h45, altura em que vai haver uma conferência de imprensa.

Ver comentários
Saber mais Passos Coelho energia interligação energética União Energética Mariano Rajoy François Hollande Jean-Claude Juncker BEI
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio