Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BP vai pagar 20 mil milhões de dólares pelo derrame no Golfo do México

Apesar de ter fechado o caso do derrame nos Estados Unidos, a companhia vai agora a tribunal no México, pois o país também foi afectado pelo derrame.

Acções da BP registam mínimos de 20 meses pressionadas por Obama e pelo Senado
05 de Abril de 2016 às 10:18
  • ...
A companhia petrolífera vai mesmo pagar 20 mil milhões de dólares (17,5 mil milhões de euros) pelo derrame no Golfo do México em 2010. A sentença final foi anunciada na segunda-feira, 4 de Abril, e confirmou a primeira decisão anunciada em Julho, avança o The Guardian. Esta é a maior indemnização ambiental de sempre nos Estados Unidos, com o dinheiro a ser pago durante um período de 16 anos.

O juíz de Nova Orleães considerou que a empresa foi "altamente negligente" na explosão na plataforma petrolífera Deepwater Horizon que matou 11 trabalhadores e causou um derrame de mais de 500 milhões de litros de crude.

"Os valores são elevados mas agora podemos planear o futuro. Não estavamos neste patamar há cinco anos", disse o presidente executivo da BP, Bob Dudley, em Julho quando a primeira decisão foi anunciada.

A decisão surge depois de ter sido anunciado que a BP fechou o ano de 2015 com um prejuízo de quase seis mil milhões de euros, o pior registo da sua história, e que vai avançar com o despedimento de sete mil trabalhadores. Ao mesmo tempo, o presidente da BP ganhou quase 20 milhões de dólares em 2015 (17,5 mil milhões de euros), com direito a um aumento de 20%.

"Esta resolução histórica é uma resposta forte ao pior desastre ambiental da história norte-americana", disse a procuradora-geral, Loretta Lynch, em Outubro. "A BP está a receber o castigo que merece, ao mesmo tempo que também avança com a compensação pelos danos causados ao ambiente e à economia da região do Golfo".

Apesar de ter fechado o caso do derrame nos Estados Unidos, a companhia vai agora a tribunal no México, pois o país também foi afectado pelo derrame.

As acções da BP estão a cair 2,06% para 337,60 pence de libra na bolsa de Londres, esta terça-feira.
Ver comentários
Saber mais Golfo do México Estados Unidos BP Bob Dudley Loretta Lynch México energia petróleo e gás (extração)
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio