Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Um banco europeu é assaltado em cada noventa minutos

A cada 90 minutos é assaltado um banco na Europa, segundo o relatório da Federação Bancária Europeia, que destaca o aumenta da brutalidade utilizados pelos criminosos nos assaltos praticados, noticia o «Financial Times».

06 de Janeiro de 2006 às 11:13
  • ...

A cada 90 minutos é assaltado um banco na Europa, segundo o relatório da Federação Bancária Europeia, que destaca um aumento significativo na brutalidade utilizada pelos criminosos nos assaltos praticados, noticia o «Financial Times».

«Enquanto o número de assaltos a instituições bancárias tem assistido a um pequeno aumento», a Federação prefere destacar «a violência do ‘modus operandi’ dos assaltantes e os métodos utilizados» que têm vindo a agravar-se nos últimos anos.

O estudo contabiliza um total de 5.864 assaltos em 2004, um aumento de 0,6% face ao ano anterior, «custando» aos bancos mais de 96 milhões de euros.

A análise feita sobre os 25 países da União Europeia, mais a Suiça, a Noruega e a Islândia, indica que a cada 90 minutos, um banco europeu é assaltado.

Segundo a FBE, os assaltantes utilizam cada vez mais os explosivos como principal arma, sendo que outra das causas de preocupação realçadas no estudo é «o aumento e a intensidade da violência utilizada nos ataques contra as carrinhas de transportes de valores, com os grupos criminosos organizados a operarem fora dos seus países, recorrendo ao uso de armamento ‘pesado’ e explosivos».

Esta situação deverá continuar a aumentar, segundo a FBE, uma vez que os bancos estão a investir cada vez mais em sistemas de segurança, o que deverá levar os criminosos a recorrer a níveis de violência superiores, para conseguirem roubar o dinheiro.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio