Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

TMN disponibiliza 300 mil portáteis a 150 euros cada

A operadora móvel do Grupo PT anunciou hoje que vai disponibilizar 300 mil portáteis da Fujitsu para o e-escola, programa do Governo que visa dotar os alunos e docentes do secundário, assim como os aderentes às Novas Oportunidades, de computadores e banda

24 de Julho de 2007 às 13:32
  • ...

A operadora móvel do Grupo PT anunciou hoje que vai disponibilizar 300 mil portáteis, os primeiros cinco mil dos quais da Fujitsu, para o e-escola, programa do Governo que visa dotar os alunos e docentes do secundário, assim como os aderentes às Novas Oportunidades, de computadores e banda larga móvel. Zeinal Bava, presidente da TMN, referiu que esta iniciativa vai custar entre 100 a 150 milhões de euros à operadora.

Os 300 mil "laptops" que a TMN vai colocar à disposição nos próximos três anos para este projecto têm um custo de mercado superior a 800 euros, apontou o mesmo responsável, que espera que o e-escola faça o mesmo pela banda larga que o lançamento do cartão pré-pago fez pela penetração dos telemóveis – que conheceu um "boom" depois desta oferta chegar ao mercado.

Os computadores serão vendidos a 150 euros cada, tendo depois associada uma assinatura mensal do serviço de banda larga móvel da operadora do grupo PT. Os alunos do 10º ano pagarão uma mensalidade de 15 euros, tendo que ficar clientes da TMN por um prazo mínimo de 12 meses, enquanto que os docentes pagarão 17,5 euros mensais, tendo um contrato de fidelização de 36 meses associado a esta oferta.

O e-escola tem a participação dos três operadores móveis, e foi apresentado por José Sócrates em Junho passado. A TMN antecipou-se aos seus concorrentes, desejando ficar com uma quota de 50% do total dos estudantes e docentes que vão ser abrangidos por esta iniciativa. Para tal a operadora móvel tem já em curso um processo de pré-registo para todos os abrangidos por esta iniciativa, de forma a que em Setembro, na altura do arranque do ano escolar, possa já responder a todos os interessados. A TMN garante a entrega do computador em 24 horas.

Os interessados deverão dirigir-se à sua escola para solicitar um código de validação e, posteriormente, ir a www.escola.net para preencher a ficha de inscrição. Após isto, terão que seleccionar qual das ofertas da TMN é que desejam e esperar por um contacto da operadora móvel.

A disponibilização dos 300 mil portáteis, e a orçamentação de até 150 milhões de euros para este programa pela TMN, insere-se nos compromissos a que esta operadora móvel está obrigada por ter uma licença de terceira geração móvel. No total os investimentos que a operadora do Grupo PT está obrigada a fazer para a sociedade de informação atingem os 500 milhões de euros, segundo adiantou Zeinal Bava.

Os portáteis da Fujitsu Siemens que irão ser disponibilizados pela TMN são os AMILO Pro v3515 Edition, monitor de 15,4’’, com um processador Pentium Dual Core de 1,86 GHz e 1 GB de memória. O disco destes "laptops" será de 80 GB e virá equipado com o Vista Home Edition.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio