Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sucursal da Caixa nas Ilhas Caimão foi criada em 2000

O presidente da Caixa informou os deputados que a sucursal das Ilhas Caimão do banco público foi criada em 2000 e acrescentou que o banco não tem de informar o accionista sobre transferências de depósitos de clientes

24 de Janeiro de 2012 às 17:47
  • ...
A Caixa Geral de Depósitos criou a sucursal nas Ilhas Caimão em 2000, anunciou hoje José de Matos, presidente do banco público, em audição parlamentar.

Essa sucursal serviu, este ano, para a Caixa transferir depósitos de clientes que estavam na sua sucursal Financeira Exterior (SFE) na Zona Franca da Madeira, depois de em Dezembro do ano passado terem terminado os benefícios fiscais para entidades financeiras na ZFM.

José de Matos salientou que a maior parte dos depósitos foi transferido para as Ilhas Caimão, outra parte para Macau e outra ficou em Portugal.

O PCP pediu a audição parlamentar do presidente da Caixa depois de ter sido tornado público que o banco público transferiu depósitos para offshores.

A Caixa diz ter proposto a transferência para conseguir manter esses depósitos.

Questionado sobre se tinha informado o accionista Estado dessas transferência, José de Matos, ainda que salientando que não estava na Caixa na altura, assumiu que o banco tem a actividade normal de depósitos onde tem "total liberdade contratual". Lembrando que o balanço da Caixa é de 125 mil milhões de euros, José de Matos disse que a Caixa "não faz operações de depósitos e créditos individuais falando com o accionista, porque não fazia sentido".

Finalmente, José de Matos lembrou que tanto a sucursal da madeira como a das Ilhas Caimão, ao fazerem parte do balanço da Caixa, está sib supevisão do Banco de Portugal (BdP).
Ver comentários
Saber mais offshores CGD banca Parlamento José Matos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio