Notícia
Soares da Costa paga dividendos a partir de 2009
O plano de negócios da Soares da Costa para o período de 2007 a 2012 prevê a distribuição de dividendos a partir de 2009. A empresa prevê dar aos accionistas, pelo menos, metade dos lucros, apontando para um "dividend yield" acima dos 2,5%. Esta é a prime
O plano de negócios da Soares da Costa para o período de 2007 a 2012 prevê a distribuição de dividendos a partir de 2009. A empresa prevê dar aos accionistas, pelo menos, metade dos lucros, apontando para um "dividend yield" acima dos 2,5%. Esta é a primeira vez na história que a companhia remunera os accionistas.
A Soares da Costa [SCO] apresentou hoje o seu plano estratégico com metas para o período de 2007 a 2012.
Numa apresentação disponibilizada no "site" da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a construtora afirma que "o plano de negócios deverá permitir uma política de adequada remuneração do capital investido".
A empresa afirma que a recuperação dos capitais próprios nas contas individuais "possibilitará a distribuição de dividendos a partir de 2009".
A Soares da Costa aponta para um rácio de "payout" (percentagem dos lucros a distribuir) acima dos 50%, tendo ainda colocado como meta um "dividend yield" (rácio dos dividendos sobre a cotação) igual ou acima de 2,5%.
Segundo dados históricos da Bloomberg, a empresa nunca pagou dividendos.
A empresa detida por Manuel Fino prevê chegar a 2012 com receitas de mais de 1,1 mil milhões de euros, com um crescimento médio anual de 13%.
A área de concessões será o "pilar" para esta evolução, sendo que a construtora estima que esta divisão irá pesar 50% no EBITDA e no valor da companhia no último ano do plano de negócios apresentado hoje.
A Soares da Costa foi alvo de uma oferta pública de aquisição (OPA) por parte da Investifino que passou a controlar a gestão da companhia. Em Julho deste ano, a empresa entrou para o índice PSI-20 [PSI20].
Este ano, as acções estão a acumular um ganho de 254% e hoje seguem em queda de 2,4% para os 2,44 euros.