Notícia
Sector financeiro pressiona bolsas em Wall Street (act.)
As bolsas norte-americanas estão a negociar em queda, com o Nasdaq a recuar 0,59% e o Dow Jones a deslizar 0,32%.O Bank of American e o Washington Mutual estavam a negociar em baixa acentuada, depois de terem apresentado uma quebra de lucros que se deve
As bolsas norte-americanas estão a negociar em queda, com o Nasdaq a recuar 0,59% e o Dow Jones a deslizar 0,32%.O Bank of American e o Washington Mutual estavam a negociar em baixa acentuada, depois de terem apresentado uma quebra de lucros que se deveu à crise do crédito nos EUA, que aumentou o nível de incumprimento.
O índice industrial Dow Jones [INDU] perdia 0,32% para os 13.848,40 pontos e o Nasdaq [CCMP] recuava 0,32% para os 2.776,30 pontos.
As empresas do sector financeiro são as que mais estão a pressionar os índices.
O Bank of America perdia 3,78% para os 48,14 dólares. No dia em que apresentou lucros abaixo do esperado, o segundo maior banco norte-americano anunciou que colocou de parte uma verba de 2,03 mil milhões de dólares com vista a cobrir perdas relacionadas com a concessão de crédito.
O Washington Mutual também estava a ser pressionado pela apresentação de contas que ficaram abaixo das estimativas. As acções do banco desvalorizavam 8,32% para os 30,32 dólares.
Segundo a Bloomberg, o Washington Mutual também fez uma provisão de 967 milhões de dólares para cobrir eventuais perdas incorridas com o mal-parado e com a descida do valor das casas.
De acordo com a agência de notícias financeiras, este ano as empresas do sector que integram o índice S&P 500 apresentaram, em média, uma quebra de lucros de 17% trimestrais.
Ainda no sector, a E*Trade afundava 5,37% para os 11,80 dólares, depois de ter revisto em baixa, e pela quarta vez este ano, as estimativas de resultados para 2007.
No sector farmacêutico, e do lado dos ganhos, a Pfizer ganhava 0,94% para os 24,78 dólares, após ter anunciado contas acima das projecções dos analistas.
1 euro = 1,4289 dólares