Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

RTP atinge equilíbrio operacional no primeiro semestre

O resultado operacional da Rádio e Televisão de Portugal (RTP) passou de 3,3 milhões de euros negativos no primeiro semestre do ano passado para 167 mil euros negativos nos primeiros seis meses de 2005. Mas os prejuízos atingiram os 15 milhões de euros.

15 de Setembro de 2005 às 12:01
  • ...

O resultado operacional da Rádio e Televisão de Portugal (RTP) passou de 3,3 milhões de euros negativos no primeiro semestre do ano passado para 167 mil euros negativos nos primeiros seis meses de 2005. Mas os prejuízos atingiram os 15 milhões de euros.

O resultado operacional da Rádio e Televisão de Portugal (RTP) passou de 3,3 milhões de euros negativos no primeiro semestre do ano passado para 167 mil euros negativos nos primeiros seis meses de 2005.

De acordo com a empresa, que apresentou hoje os resultados semestrais, o valor permite já «antecipar o cumprimento do Acordo de Reestruturação Financeira», que «prevê o equilíbrio da exploração no exercício deste ano».

Apesar do equilíbrio operacional, a RTP teve ainda no primeiro semestre deste ano prejuízos de 15,3 milhões de euros. Em igual período do ano passado, o resultado líquido tinha sido positivo – 3,7 milhões de euros – resultado impulsionado pelas receitas extraordinárias, com a venda do edifício na Avenida 5 de Outubro, que rendeu 22 milhões de euros à RTP.

A empresa concessionária do serviço público de rádio e de televisão conseguiu melhorar o seu «cash flow» operacional, que passou de 5,4 milhões de euros nos primeiros seis meses de 2004, para 8 milhões de euros no mesmo período deste ano.

Receitas publicitárias diminuem

Os proveitos operacionais da RTP foram de 130,6 milhões de euros no primeiro semestre deste ano. A maior fatia (46,7%) veio da indemnização compensatória, que foi de 61,1 milhões de euros. A taxa do audiovisual contribui com 37,3 milhões de euros para os proveitos operacionais da empresa pública.

Já as receitas de publicidade representaram 25 milhões de euros das receitas da RTP, menos 2,6 milhões de euros do que em igual período do ano passado. A descida é justificada pela empresa por causa do investimento publicitário feito no primeiro semestre de 2004 devido à realização do Europeu de Futebol.

Já as receitas provenientes dos serviços de cabo e de multimédia aumentaram de 5,7 milhões de euros para 7,2 milhões no primeiro semestre deste ano.

Os custos operacionais da RTP foram de 130,8 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano. O valor é cerca de metade do registado no primeiro semestre de 2001, que era de 255,8 milhões de euros. Apesar dos custos da grelha terem aumentado um milhão de euros no primeiro semestre, os custos com as indemnizações de pessoal diminuíram cerca de dois milhões de euros.

Desde 2001, os custos com o fornecimento de serviços externos passaram de 100 milhões de euros para 30 milhões nos primeiros seis meses deste ano.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio