Notícia
Recuperação da EDP e da Galp ameniza perdas na bolsa
A Euronext Lisbon está a aliviar das perdas registadas na abertura e que levaram o índice PSI-20 a descer um máximo de 1,27%. As recuperações da EDP e da Galp Energia contrariavam o pessimismo no sector bancário, num dia em que os principais índices na Eu
A Euronext Lisbon está a aliviar das perdas registadas na abertura e que levaram o índice PSI-20 a descer um máximo de 1,27%. As recuperações da EDP e da Galp Energia contrariavam o pessimismo no sector bancário, num dia em que os principais índices na Europa perdiam mais de 1%.
O PSI-20 [PSI20] está a negociar em queda de 0,61% para os 12.670,21 pontos, com 17 acções em queda, uma inalterada e a Energias de Portugal (EDP) [EDP] e a Galp Energia [GALP PL] a valorizarem.
Nos restantes mercados europeus, a tendência também era de descida, depois do grupo do G7 ter alertado que um abrandamento do mercado imobiliário nos EUA irá ter impacto na economia global.
Os principais índices perdiam mais de 1%. Em Lisboa, o PSI-20 também chegou a perder um máximo de 1,27%, mas a recuperação da Galp e da EDP estão a ajudar a amenizar as quedas.
A eléctrica nacional está a ganhar 0,7% para os 4,30 euros e a petrolífera a avançar 0,09% para os 11,47 euros, no dia em que realiza o seu primeiro "investor day".
A Galp Energia anunciou na sexta-feira que vai pagar o dividendo intercalar de 15,2 cêntimos, respeitante aos resultados de 2007, a partir de 7 de Novembro.
A penalizar a Euronext Lisbon tem estado sobretudo o sector bancário.
O Banco Espírito Santo (BES) [BESNN] caía 0,85% para os 16,33 euros, o Banco BPI [BPIN] desvalorizava 0,78% para os 6,36 euros e o Banco Comercial Português (BCP) [BCP] deslizava 1,23% para os 3,20 euros.
No final da semana passada, o Banco de Portugal e a CMVM desencadearam processos de averiguação simultâneos, nas respectivas áreas de competência, com vista a analisar as notícias recentes que envolvem o BCP. Notícias que estão relacionadas com um alegado perdão de juros a um filho de Jardim Gonçalves e ao accionista José Goes Ferreira.
Nas telecomunicações, a Portugal Telecom [PTC] perdia 0,58% para os 10,29 euros e a PT Multimédia [PTM] descia 0,97% para os 10,23 euros.
A edição de hoje do "Público" avança que a PT se prepara para parquear os 7% que vai deter na PTM, após o "spin off", junto de uma instituição bancária.
Ainda no sector, a Sonaecom [SNC] caía 1,93% para os 3,55 euros, tal como a Sonae SGPS [SON] que escorregava 1,01% para os 1,96 euros.