Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

PT entre as nove seleccionadas para a compra da Tunisie Telecom

A Portugal Telecom é uma das nove operadoras candidatas à compra de 35% da Tunisie Telecom. Segundo o diário francês «Les Echos», a fase de apresentação de ofertas deverá ter início no próximo dia 17 de Março.

08 de Março de 2006 às 09:20
  • ...

A Portugal Telecom é uma das nove operadoras candidatas à compra de 35% da Tunisie Telecom. Segundo o diário francês «Les Echos», a fase de apresentação de ofertas deverá ter início no próximo dia 17 de Março.

A operadora de telecomunicações nacional está a concorrer à aquisição da participação na Tunisie Telecom contra a France Telecom, a Vivendi Universal, a Telecom Itália, o Grupo MTN, a Saudi Oger, a Emirates Telecommunications e a Tecom. Segundo o mesmo diário francês, a Telefónica, a Bouyages, a Batelco e a MTC desistiram do concurso de privatização. De acordo com a Reuters a Saudi Telecom também desistiu.

A Tunísia, que espera gerar cerca de 1,7 mil milhões de dólares com a venda de 35% da operadora estatal, vai seleccionar a operadora que efectuar a maior oferta até ao final de Junho, num negócio que será assessorado pelo Banco Santander Central Hispano e pelo Banque d´Affaires Tunisie. A Tunisie Telecom é o único operador de rede fixa do país e detém 72% do mercado de telecomunicações móveis.

A Portugal Telecom em África

A África PT foi criada a 7 de Junho do ano passado, e reúne sob uma única alçada

a gestão das posições da PT em Marrocos (32,18% na Meditel), Angola (25% na Unitel, 35% na Multitel e 55% da ELTA), Cabo Verde (40% da Cabo Verde Telecom e 60% Directel CV), S. Tomé e Príncipe (51% da Companhia Santomense de Telecomunicações), Guiné (com 40% da Guiné Telecom), Quénia (55% da Kenya Postel) e Moçambique (50% da Teledata e da Listas Telefónicas deMoçambique), além de uma participação de 51%, em parceria com a Unitel, numa operadora móvel congolesa que só deverá entrar em actividade no segundo trimestre deste ano.

A África PT reporta directamente à PT Investimentos Internacionais (PTII), subsidiária que agrega os negócios internacionais do Grupo PT. O forte crescimento do mercado móvel neste continente (65% nos últimos 5 anos) motivou em grande parte a criação desta «sub-holding» que, segundo a PT, «criará grandes benefícios para as operações, especialmente nas discussões com reguladores e autoridades locais».

As acções da Portugal Telecom [ptc] seguiam a valorizar 0,30% para os 9,87 euros.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio