Notícia
PT Comunicações perde 13,4 pontos de quota no fixo
A Portugal Telecom chegou ao final do primeiro trimestre deste ano com uma quota de 73,5% em termos de clientes de acesso directo nas comunicações fixas, menos três pontos percentuais que em Dezembro e menos 13,4 pontos face ao primeiro trimestre de 2006.
A Portugal Telecom chegou ao final do primeiro trimestre deste ano com uma quota de 73,5% em termos de clientes de acesso directo nas comunicações fixas, menos três pontos percentuais que em Dezembro e menos 13,4 pontos face ao primeiro trimestre de 2006.
No final de Março existiam 3,3 milhões de clientes em acesso directo no fixo, mais 5,4% que em Março de 2006, graças especialmente "às ofertas de prestadores alternativos suportadas no GSM", casos das ofertas fixas da TMN, Optimus e Vodafone.
Segundo dados revelados pela Anacom, a quebra da quota do Grupo PT deveu-se tanto ao aumento dos acessos directos, assim como ao aumento dos acessos com ORLA – Oferta de Realuguer de Linha de Assinante, ou seja, acessos da rede da PT que podem ser utilizados pelos operadores alternativos.
Ao nível do acesso indirecto através da pré-selecção, aponta a Anacom, "registou-se uma descida de 8,9% do número de clientes, que atingiu o valor de 392 mil". Esta evolução negativa, nota o regulador, "confirma a inversão da tendência de crescimento deste tipo de acessos". Se compararmos o valor de Março deste ano com o mesmo mês do ano passado, nota-se que o número de clientes em pré-selecção caiu 21,6%.
A Anacom justifica a quebra neste tipo de acessos, não só com o aumento das ofertas directas dos alternativos, como também "eventualmente" devido "aos novos planos de preços opcionais lançados pelo operador histórico" e com "alterações de enfoque estratégico por parte de um dos operadores alternativos".
Os serviços de selecção chamada-a-chamada eram utilizados por 66 mil clientes no final de Março passado.
A Anacom aponta que no final do primeiro trimestre existam "cerca de 4,1 milhões" de acessos totais nas comunicações fixas, menos 0,3% que no final de Dezembro e menos 0,6% que em Março de 2006. Em termos de quotas de acessos, "as empresas do Grupo PT que actuam nestes mercados detinham 75,9% do total dos acessos instalados a pedido de clientes, menos 2,3 pontos percentuais do que no trimestre anterior e menos 11,5 pontos que no final do período homólogo".
Em termos de tráfego, segundo os dados recolhidos pela Anacom o total de minutos de chamadas com início na rede fixa atingiu os 2,16 mil milhões de minutos, fruto de 721 milhões de telefonemas. Estes valores significam que a rede fixa foi utilizada para realizar mais chamadas (+1,6%) mas que as chamadas duraram menos tempo (-2,6%), em comparação com o último trimestre de 2007. Comparando com o período homólogo, a Anacom aponta que se falou menos 9,5% em termos de minutos e que se realizaram menos 6,9% de chamadas.
Uma das razões apontadas pela Anacom a justificar a quebra do tráfego é "a queda acentuada de acesso à Internet dial-up", que representou menos 55,4% nos minutos e menos 48% nas chamadas.
Em termos de quotas ao nível do tráfego, as empresas do Grupo PT garantiram 69,4% dos minutos, menos 0,3 pontos que no trimestre anterior. No total das chamadas, a quota da PT foi de 69,2%, o que representou também uma queda face aos últimos três meses de 2006. Em termos homólogos, a Anacom aponta que "os novos prestadores aumentaram as suas quotas em cerca de 2,8 pontos percentuais, em termos de minutos, e em 2,7 pontos percentuais, em termos de chamadas".