Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal absorve metade dos mais de 70 milhões conseguidos com final da Liga Europa

A diferença do impacto económico para o Braga e o Porto será de um milhão de euros, seja qual for a equipa vencedora. Impacto na Europa é limitado devido à pequena dimensão do país.

A partida que coloca duas equipas portuguesas em confronto na final da Liga Europa vai criar mais de 70 milhões de euros. Mais de metade deste montante terá impacto no mercado português, a acrescentar aos 11 milhões que o Porto e o Braga vão arrecadar em conjunto na sequência do jogo.

De acordo com o Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM), o impacto económico total do último jogo da época da Liga Europa será de 71.487.500 euros. O valor é cinco vezes mais baixo do que os 315 milhões de euros conseguidos na final da Liga dos Campeões do ano passado, entre o Inter de Milão e o Barcelona, refere o instituto.

Desses mais de 70 milhões de euros totais referidos no estudo, 36.510.000 serão recebidos no mercado nacional, o que representa 51%. As viagens de avião e o aumento do consumo no país, tanto nas habitações como nos espaços de restauração, explicam mais de 95% deste número.

O valor português mais do que duplica o da Europa. Os 14.150.000 euros que serão gerados no continente justificam-se pelo baixo valor mediático dos dois clubes na região, o que não deverá chamar muitos adeptos estrangeiros.

Por exemplo, no ano passado, o confronto entre o Atlético de Madrid e o Fulham conseguiu captar a atenção de 40 milhões de espectadores. O facto de este ano as duas equipas na partida serem oriundas de apenas um país prejudica o número das audiências. “Este ano prevê-se uma audiência menor, dado que o mercado português é dez vezes inferior ao mercado espanhol e inglês juntos”, explica o IPAM.

Ainda assim, juntamente ao impacto nacional e europeu, há um valor de 11 milhões de euros a entrar nos cofres dos clubes nacionais. Seja qual for o campeão da Liga Europa, a distância entre os dois será de um milhão. Enquanto a equipa vencedora receberá 6 milhões de euros, o clube vencido ficar-se-á pelos 5 milhões de euros, devido à diferença do prémio atribuído pela UEFA (será de 3 milhões para o campeão e de 2 milhões para o segundo classificado). O restante montante deve-se a receitas de bilheteira, direitos de televisão, patrocinadores e merchandising.

Para completar os 70 milhões de euros de impacto económico total da final da Liga Europa, há ainda o dinheiro que se vai originar para a cidade de Dublin, na Irlanda, estimado pela IPAM em 9.827.500 euros, com dormidas, refeições ou deslocações internas na cidade que vai receber o jogo na quarta-feira, dia 18, pelas 20h45.

Ver comentários
Saber mais IPAM Sporting Clube de Braga Braga Futebol Clube do Porto FCP Porto Dublin Liga Europa UEFA
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio