Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Porto SAD prevê prejuízo esta época após lucros de 24,8 milhões em 2003/04

O administrador financeiro do Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, Fernando Gomes, revelou que «no orçamento da próxima época está previsto um pequeno prejuízo», no dia em que a sociedade anónima apresentou um resultado líquido de 24,8 milhões no exercí

  • ...

O Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD anunciou hoje que apurou um resultado líquido de 24,8 milhões de euros no exercício 2003/2004, contra prejuízos no período homólogo, beneficiando das receitas com a venda de passes de jogadores (49,8 milhões de euros) e da conquista da Liga dos Campeões (25,1 milhões de euros).

No ano 2002/2003 a Porto SAD tinha registado prejuízos de 18,1 milhões de euros, após resultados líquidos negativos de 16,1 milhões de euros no exercício anterior.

Na última época o EBITDA, ou «cash flow» operacional, subiu de 3,4 milhões de euros para 44,8 milhões de euros, a que equivale uma margem de 39%. As receitas operacionais mais que duplicaram para 114,8 milhões de euros, enquanto os custos operacionais aumentaram 27% para 89,1 milhões de euros.

Já os resultados operacionais passaram de um valor negativo de 16,4 milhões de euros para um registo positivo de 25,7 milhões de euros.

«O exercício 2003/2004, que decorreu entre 1 de Julho de 2003 e 30 de Junho de 2004, revelou-se extremamente positivo sob a perspectiva financeira. A conjugação de vários factores permitiu apresentar os melhores resultados da sociedade desde a sua constituição», refere a SAD liderada por Pinto da Costa em comunicado.

Com a conquista da Liga dos Campeões a Porto SAD [fcpa] realizou um encaixe de 25,1 milhões de euros e, só em mais valias líquidas com a venda de passes de jogadores o encaixe foi de 49,8 milhões de euros.

Depois da conquista da «Champions» o Porto vende os passes de importantes jogadores, como os de Deco ao Barcelona e Paulo Ferreira e Ricardo Carvalho ao Chelsea.

As receitas com transferências e empréstimos totalizaram 51,9 milhões de euros, quase metade das receitas totais da SAD no último exercício.

As receitas com bilheteiras cresceram 65% para 15,7 milhões de euros, mas as de televisão caíram para 6,2 milhões de euros.

No mesmo comunicado a Porto SAD afirma que «este foi um exercício de grande sucesso desportivo e assim sendo este facto fica traduzido na demonstração de resultados pelo forte aumento do volume de negócios da sociedade, mas também com o crescimento da parte variável dos custos salariais. Face ao exercício anterior verificamos um crescimento de 21% nos custos salariais e que é explicado precisamente pelos prémios pagos pelos troféus conquistados».

As acções da SAD do FCP seguiam a subir 0,71% para os 2,82 euros.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio