Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Pires de Lima diz que seria vantajoso privatizar a TAP durante esta legislatura

O ministro da Economia, António Pires de Lima, afirmou esta terça-feira que seria vantajoso que a privatização da TAP acontecesse ainda durante esta legislatura, mas lembrou que o Governo ainda não tomou uma decisão.

Bruno Simão/Negócios
14 de Outubro de 2014 às 18:45
  • 11
  • ...

O governante falava na comissão parlamentar da Economia e Obras Públicas, no âmbito de requerimentos do PCP e do PS sobre o comércio internacional.

 

"Considero que seria vantajoso" conseguir "privatizar a TAP nesta legislatura", afirmou o governante, explicando que a transportadora aérea portuguesa "precisa de maior flexibilidade de gestão e de capital para se desenvolver e crescer".

 

O ministro disse ainda que "o Governo não tomou decisão nesta matéria".

 

Na sua audição, Pires de Lima adiantou que o Governo está a lançar um desafio ao PS para participar na reforma do IRS.

 

"Haverá medidas nesta matéria que serão apresentadas, seguramente, quando for apresentado o Orçamento do Estado", acrescentou.

 

O presidente da TAP, Fernando Pinto, afirmou no parlamento a 1 de Outubro que já tinha apresentado ao Governo "três ou quatro interessados" na privatização da companhia.

 

O empresário português Miguel Pais do Amaral, com o antigo dono da Continental Airlines, Frank Lorenzo, o grupo espanhol Globalia, dono da Air Europa, o empresário Gérman Efromovich e a companhia brasileira Azul têm sido apontados na imprensa como interessados na operação.

 

O Governo português recusou, em Dezembro de 2012, a proposta de compra da TAP feita pelo grupo Synergy, detido pelo empresário colombiano Germán Efromovich, o único concorrente à privatização, e a venda está suspensa desde então.

 

Ver comentários
Saber mais Pires de Lima Orçamento do Estado TAP privatizações
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio