Notícia
Privatização da TAP relançada até ao final deste ano
O Executivo assume o compromisso de reabrir o processo de venda da companhia aérea ainda em 2014.
Na proposta de Orçamento do Estado para 2015, o Executivo inscreve "o relançamento do processo de privatização da TAP, que deverá ocorrer ainda durante o ano de 2014".
Contudo refere que isso acontecerá "quando se verificar a existência de condições de mercado propícias ao sucesso da operação".
António Pires de Lima, ministro da Economia, durante a tarde desta quarta-feira, 15 de Outubro, de visita à Ogma garantiu ainda não existir nenhuma decisão sobre a venda da companhia aérea.
Enaltecendo a parceria pública-privada concretizada na Ogma, onde a Embraer detém a maioria do capital e o Estado mantém uma posição accionista minoritária através da Empordef, o governante não quis dizer se este seria um modelo a aplicar à TAP.
"Vamos ver qual vai ser [a decisão] tomada na TAP. Não estou em condições para antecipar qual será a decisão do governo relativamente ao modelo de privatização da TAP", acrescentou.
Ao Negócios, Pires de Lima veio dizer que não está a par da investigação que está a decorrer na PGR sobre a compra da TAP Manutenção Brasil. No entanto, afirmou: "penso que são processos independentes".