Notícia
Privatização da CP Carga e EMEF concluídas em 2015
Concessões para a náutica de recreio e cruzeiros serão concretizadas no próximo ano. Docas de Pedrouços e Bom Sucesso irão gerar receita de 70 milhões.
O Governo vai dar início no próximo ano aos processos de privatização da CP Carga e da Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF), prevendo a sua conclusão ainda em 2015, refere a proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano, entregues esta quarta-feira no Parlamento.
Relativamente ao programa de privatizações, o documento confirma ainda que "no seguimento do processo de concessão da operação da Carris, será iniciada a privatização da sociedade Carristur".
No âmbito do processo de reestruturação em curso no sector dos transportes, ainda em 2014, além do lançamento do procedimento para a concessão da operação dos transportes públicos do Porto, a cargo da STCP e Metro do Porto, será também lançado o processo para a concessão da operação da Carris e do Metropolitano de Lisboa.
Já no âmbito das áreas sobre jurisdição das administrações portuárias proceder-se-á à desafectação de áreas não associadas a usos portuários e serão concretizadas concessões para a náutica de recreio e cruzeiros.
O Governo prevê uma cobrança de 70 milhões de euros com as concessões portuárias das Docas de Pedrouços e do Bom Sucesso em Lisboa.
"Existindo ainda um conjunto de privatizações a concretizar, o Governo continuará a executar o respectivo programa", diz o Executivo no documento.