Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Empresas públicas exigem mais de 4 mil milhões em 2015

Dívida à banca que se vence em 2015 obriga a dotações de capital nas empresas públicas de mais de 2,5 mil milhões de euros em 2015. Já os empréstimos do Tesouro ultrapassarão os 1,5 mil milhões.

15 de Outubro de 2014 às 18:46
  • 4
  • ...

O Governo prevê em 2015 injectar nas empresas públicas reclassificadas, ou seja dentro do perímetro de consolidação das contas públicas, mais de quatro mil milhões de euros, entre aumentos de capital e empréstimos.

 

De acordo com a proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano, entregue esta quarta-feira no Parlamento, o Executivo prevê realizar em 2015 dotações de capital em numerário de cerca de 2.554,49 milhões de euros, de forma "a assegurar o pagamento à banca da dívida com vencimento em 2015, bem como a prossecução das actividades de investimento de interesse público".

 

No documento, e relativamente às empresas públicas não financeiras, foi prevista a concessão de empréstimos, através da Direcção-Geral do Tesouro e Finanças (DGTF) a essas empresas, no montante de 1.508,78 milhões euros para fazerem face a necessidades decorrentes da sua actividade.

 

Já a conversão da dívida destas empresas ao Estado em capital social, com o objectivo de reequilibrar as contas, está prevista atingir no próximo ano 2.232,4 milhões de euros.

 

Entre as empresas públicas reclassificadas contam-se a Estradas de Portugal, Refer, metros de Lisboa e Porto e CP.

 

Já as empresas públicas que se mantêm fora do perímetro do Estado (não reclassificadas), entre as quais Carris e a STCP, vão exigir no próximo ano a concessão de financiamentos do Estado, através da Direcção-Geral do Tesouro e Finanças, no montante de cerca de 147,99 milhões de euros.

 

Um valor que, refere o Governo, "permitirá a estas empresas assegurarem o refinanciamento da divida bancária e prosseguir com a execução do investimento de interesse público, dando continuidade à política de contenção do endividamento das empresas públicas".

 

Do universo destas empresas, o Executivo salienta, pela sua dimensão, a dívida das empresas Carris e STCP, que ascende a 797,6 milhões e 409,7 milhões de euros, respectivamente.

Ver comentários
Saber mais Empresas públicas
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio