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Passageiros afectados em Espanha têm entre sete a 30 dias para reclamar

As companhias aéreas dão entre sete e 30 dias, conforme a política seguida, aos passageiros afectados pela greve dos controladores de tráfego aéreo em Espanha para reclamar a mudança do voo ou o reembolso dos bilhetes.

07 de Dezembro de 2010 às 09:20
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O jornal espanhol "Cinco Días" recorda que a legislação europeia estabelece que os utilizadores possam trocar os bilhetes dos voos cancelados para outra data sem qualquer penalização ou solicitar um reembolso do preço do bilhete. Além disso, as companhias aéreas devem fornecer alojamento e apoio às pessoas que optaram por um voo numa data alternativa. No entanto, refere o jornal, a forma de fazer valer estes direitos, na sequência da greve dos controladores, varia muito de empresa para empresa.

A Ibéria é, afirma, a companhia que fornece mais informação, assegurando "o máximo de flexibilidade e disponibilidade" para a troca de bilhetes ou o reembolso do montante para todos os voos afectados desde sexta-feira passada até ontem. O pedido pode ser feito por telefone, internet ou através de agências de viagens

Já a Spanair, refere o "Cinco Días", dá um prazo de 14 dias para voar numa data alternativa e concede entre 15 e 30 dias, dependendo se o voo é nacional ou internacional, para os passageiros afectados reclamarem o reembolso. A política da Vueling é mais restricta, diz o jornal, explicando que os passageiros com voos cancelados têm apenas sete dias para decidir se querem o dinheiro ou voar noutra data. A Air Europa só oferece alternativas aos afectados sexta-feira e sábado, concedendo 15 dias para solicitar o reembolso ou a possibilidade de voar noutra data, até 15 de Dezembro.

Por seu lado, na companhia "low cost" Ryanair, é possível mudar sozinho a data para voar apenas até amanhã. Já o reembolso tem um prazo de 14 dias.
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