Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Ongoing na TVI gera tensão na Impresa

As negociações para a entrada da Ongoing no capital da Media Capital (MC) - que a Ongoing desmente e a Prisa não comenta - estão a gerar forte tensão entre os accionistas da Impresa.

  • ...
As negociações para a entrada da Ongoing no capital da Media Capital (MC) - que a Ongoing desmente e a Prisa não comenta - estão a gerar forte tensão entre os accionistas da Impresa.

A Ongoing, que detém mais de 20% da dona da SIC (é o 2º maior accionista), pode vir a tornar-se também num accionista de relevo da estação de televisão rival, a TVI.

Esta tensão é confirmada por vários accionistas ao Negócios. À questão societária, soma-se a ligação emocional do fundador da Impresa a Nuno Vasconcelos, filho do seu amigo e ex-administrador da Impresa Luiz Vasconcellos, que faleceu no início deste ano. A situação começou a desenhar-se no momento em que a PT, da qual a Ongoing é também accionista, começou a negociar a compra de 30% da MC. O negócio, alvo de forte contestação política, abortou. Mas a Ongoing confirmou logo o seu interesse na MC, levando Pinto Balsemão a dizer, em Junho, que estava a estudar "um potencial conflito de interesses".

A empresa de Nuno Vasconcellos tem afirmado que só estará interessada na MC se conseguir uma posição de controlo. A Prisa sempre disse estar disponível para vender só 30% da empresa. No topo de grupo de Balsemão circulam rumores de que os espanhóis estarão já dispostos a ceder mais do que isso. O "Expresso" noticiou que o acordo prevê uma venda inicial de 30% à Ongoing, com uma opção de compra de 49,9%.


Um negócio de 112 milhões de euros, menos 38 milhões do que esteve em cima da mesa com a PT.

A questão está agora em saber como é que ficará a posição da Ongoing na Impresa. No topo do grupo, há quem acredite mesmo que o negócio está já fechado, mas ainda não anunciado por gestão do "timing". E receia-se que a Ongoing não esteja disponível para abrir mão da participação na dona da SIC, mantendo o assento nas administrações das duas empresas concorrentes. A Ongoing terá já pedido um parecer jurídico que viabiliza esse cenário.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio