Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

“Não há mais nada a pagar à Galp”

José Penedos assegura que REN já pagou tudo o que devia à Galp Energia, tendo cumprido o acordo acertado com a petrolífera no âmbito da transferência dos activos de gás entre as duas companhias.

01 de Outubro de 2007 às 11:32
  • ...

José Penedos assegura que REN já pagou tudo o que devia à Galp Energia, tendo cumprido o acordo acertado com a petrolífera no âmbito da transferência dos activos de gás entre as duas companhias.

"Em Julho pagamos um cheque de 23 milhões de euros que resultou da média da avaliação dos três bancos no âmbito do acordo com a Galp, não havendo mais nada a pagar", disse Penedos.

A Galp Energia discorda da avaliação a que três bancos chegaram relativamente ao valor que dizem que a petrolífera terá direito a receber da REN pela transferência dos activos de gás. Ferreira de Oliveira considera os 23 milhões apontados insuficientes e a admite recorrer à via arbitral para ser ressarcida.

O presidente da REN explicou esta manhã aos jornalistas, à margem da conferência do Mercado Ibérico de Electricidade organizado pelas associações Elecpor e Unesa, que foram contratados três bancos (o Finantia, por indicação da REN; o Citigroup pela Galp e o BNP Paribas de comum acordo) que fizeram uma avaliação para apurar o ajuste de pagamento que a REN deveria fazer à Galp.

Quando foi feita a transferência dos activos, a REN pagou à Galp 844milhões de euros pelos activos de gás natural, em Setembro de 2006, sendo que a avaliação na altura atingia os 868 milhões de euros

"O que ficou acordado é que seria feito uma média das três avaliações e se, alguma delas fosse 20% superior, não seria considerada. Porém, nenhuma das avaliações se afastou, tendo sido apurada a média final que indicou os 23 milhões de euros como acerto", disse.

Perante isto e salientanto que a REN "como sempre, cumpriu o acordo", Penedos afirmou que não há espaço para qualquer conversação com a Galp sobre este dossier.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio