Notícia
Luz Saúde regista subida de 12,8% dos lucros
Nos primeiros nove meses do ano, a Luz Saúde aumentou os rendimentos mas também os custos. A subida dos encargos deveu-se, em parte, aos investimentos feitos. A margem de EBITDA estabilizou.
A Luz Saúde, empresa que pertencia ao Grupo Espírito Santo e que está agora nas mãos da chinesa Fosun através da Fidelidade, conseguiu melhorar os resultados nos primeiros nove meses do ano.
O resultado líquido da empresa dirigida por Isabel Vaz (na foto) alcançou os 16,2 milhões de euros entre Janeiro e Setembro, um ganho de 12,8% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo um comunicado publicado no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. No terceiro trimestre, o lucro desceu 0,8% para 5,5 milhões.
Para o aumento do lucro contribuiu a subida de 5,5% dos rendimentos operacionais, para um total de 314,3 milhões de euros. O comunicado indica que as receitas foram dinamizadas "pelo crescimento da actividade do segmento de cuidados de saúde privados (6,9%) e do Hospital Beatriz Ângelo no segmento de cuidados de saúde públicos (1,9%)".
No campo dos custos, também há um agravamento de 5,5% para 268,1 milhões de euros, o que resulta num EBITDA (resultado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) de 46,3 milhões de euros, um avanço de 5,7%. A margem de EBITDA estabilizou nos 14,7%.
Entretanto, a queda de 12% das amortizações foi "parcialmente atenuada" pelo "valor mais elevado de impostos, em 71,1%, nos primeiros nove meses do ano, o que resultou no avanço de 12,8% do lucro.
Nos primeiros três trimestres de 2015, houve um investimento de 8,8 milhões, dos quais 4,1 milhões são para os projectos de expansão do hospital da Luz e finalização do alargamento do parque de estacionamento e da compra para a expansão da clínica de Oeiras (e futura transformação em hospital). Os restantes "corresponderam a investimentos de reposição e actualização tecnológica", que acabaram por contribuir para a subida dos encargos operacionais. Em relação à expansão do hospital da Luz, em Lisboa, é objectivo do grupo investir até 100 milhões de euros.
A dívida líquida da Luz Saúde registou uma diminuição de 12% face a Dezembro de 2014, totalizando 181,1 milhões de euros – ainda que o comunicado salienta que está "uma auditoria em curso".