Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Luz Saúde ainda tem de esperar para gerir o Hospital de Guimarães

Apesar da aprovação da Autoridade da Concorrência, e também do sim dos credores, o plano de insolvência ainda espera o cumprimento de "condições". Só depois disso, e do trânsito em julgado, é que o processo pode avançar.

10 de Novembro de 2015 às 18:51
  • ...

A Luz Saúde ainda não tem garantida a gestão do Hospital de Guimarães. Ainda há determinadas "condições", não especificadas, à espera de serem concretizadas.

 

No comunicado de resultados dos primeiros nove meses do ano, em que registou uma subida de 12,8% dos lucros, a Luz Saúde indica que o plano de insolvência da Casa de Saúde de Guimarães, no âmbito do qual viria a gerir o hospital e Clihotel de Gaia, ainda não está activo. 

 

"O plano de insolvência apenas entrará em vigor (com a entrada da Luz Saúde na exploração daqueles activos) após a verificação de algumas condições que lhe foram apostas, seguidas da homologação do mesmo pelo tribunal e do trânsito em julgado dessa decisão", indica o documento da empresa sob o comando de Isabel Vaz.

 

Não são especificadas que condições são essas. O facto de o plano ainda não ter sido homologado abre portas a uma contestação posterior à aprovação pelo tribunal. Para já, o que é certo é que, a 27 de Maio, o plano de insolvência foi aprovado pelos credores.

 

Foi um mês antes que veio a confirmação do interesse da antiga empresa do Grupo Espírito Santo, agora nas mãos da Fidelidade (que por sua vez é detida pela chinesa Fosun), nas sociedades do norte. "Em 27 de Abril de 2015, a Luz Saúde informou que, no âmbito do processo de insolvência da Casa de Saúde de Guimarães, S.A., tinha vindo a analisar e a negociar os termos e condições para a realização de um investimento, que passava, em particular, pela aquisição da totalidade dos activos que integram o recheio de dois estabelecimentos na área da prestação de cuidados de saúde e de cuidados continuados da Sociedade - o Hospital Privado de Guimarães e o Clihotel de Gaia – através de uma entidade pertencente ao Grupo Luz Saúde".

 

Entretanto, a Autoridade da Concorrência já confirmou a sua "não oposição" à operação, por não ver "entraves significativos à concorrência efectiva".

 

A Luz Saúde tem 18 unidades no país, sendo que o principal activo é o que lhe deu nome, o Hospital da Luz, em Lisboa. Também tem o Hospital da Arrábida. 

Ver comentários
Saber mais Hospital de Guimarães Autoridade da Concorrência Luz Saúde Casa de Saúde de Guimarães Grupo Espírito Santo Fidelidade Fosun
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio