Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Luz Saúde quer gerir Hospital Privado de Guimarães

Meses depois de adquirida pela Fosun, a Luz Saúde quer negociar a compra de duas unidades de saúde, uma em Guimarães e outra em Gaia. A sociedade que os controla está em insolvência, depois de rejeitada a recuperação.

27 de Abril de 2015 às 13:54
  • ...

A Luz Saúde quer explorar o Hospital Privado de Guimarães. O investimento está a ser negociado com a sociedade que o detém, que se encontra em processo de insolvência, indicou a empresa detida pela Fidelidade, dos chineses da Fosun, em comunicado.

 

"A Luz Saúde informa que, no âmbito do processo de insolvência da Casa de Saúde de Guimarães, S.A. (a "Sociedade"), tem vindo a analisar e a negociar termos e condições que visam a realização de um investimento, tendo em vista, em particular, a exploração de duas unidades de saúde da Sociedade - o Hospital Privado de Guimarães e o Clihotel de Gaia - por uma entidade pertencente ao Grupo Luz Saúde", avança o documento publicado pela empresa sob o comando de Isabel Vaz (na foto) no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

 

Não são avançados valores no documento para este investimento, que está ainda sujeito às "formalidades legais e contratuais aplicáveis, incluindo as relacionadas com a aprovação em assembleia de credores do plano de insolvência da sociedade e com a respectiva homologação judicial". A discussão e a aprovação do plano estão agendadas para dentro de um mês, a 27 de Maio.

 

A Clihotel de Gaia é uma entidade de cuidados de saúde geriátricos (acompanhamento de pessoas idosas), uma das unidades da Casa de Saúde de Guimarães. O Hospital Privado de Guimarães é a maior entidade do grupo.

 

O Hospital Privado de Guimarães foi um investimento realizado durante a crise internacional para começar a funcionar em 2009/2010. "Por força da grande recessão que o país atravessou durante a descolagem do projecto Hospital Privado de Guimarães, a Casa Saúde de Guimarães viu-se confrontada com o stress financeiro decorrente desta fase difícil da vida dos projectos", defendeu o presidente da administração da Casa de Guimarães, Teófilo Leite, em documentos publicados no Citius.

 

Daí que tenha, em Junho de 2014, pedido a recuperação junto dos seus credores, solicitando um plano especial de revitalização, que, defendia o administrador, previa o pagamento aos credores da totalidade das dívidas. Mas o plano não foi aceite pela senhoria do grupo em Dezembro do ano passado, o que Teófilo Leite atribuiu, nos referidos documentos, a uma proposta rival "justamente dos que cobiçam, sem esforço, o apetecível Hospital Privado de Guimarães". Não é avançado o nome do grupo em causa. 

 

Sem recuperação aceite, a Casa Saúde de Guimarães avançou para a insolvência. E é no seu âmbito que a Luz Saúde (antiga Espírito Santo Saúde), nas mãos da Fidelidade desde a oferta pública de aquisição terminada em Outubro passado, vai tentar ficar com a exploração de duas entidades.

Ver comentários
Saber mais Luz Saúde Hospital Privado de Guimarães Grupo Luz Saúde Isabel Vaz Espírito Santo Saúde
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio