Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Luís Reis: "Passo a passo, a Sonae está a aproximar-se de Angola"

A Sonae está "calma e positiva" em relação à possibilidade de a France Telecom vender a sua posição na Sonaecom. O administrador do grupo, Luís Reis, revelou também que "passo a passo, a Sonae está a aproximar-se de Angola".

25 de Maio de 2011 às 14:16
  • ...
Em declarações na terça-feira durante o encontro do "e-G8" em Paris, o presidente executivo da France Telecom, Stephane Richard, afirmou que a empresa está a rever o futuro das suas presenças minoritárias em Portugal e na Áustria, citado pela Bloomberg.

O responsável da Sonae explicou que a empresa se encontra "calma e positiva" perante a possibilidade de a France Telecom vender a participação de 20% que detém na Sonaecom, empresa liderada por Ângelo Paupério, uma vez que "muitas soluções podem ser encontradas para lidar" com essa saída.

"Sabemos que a France Telecom está a ser pressionada pelo mercado em relação às suas participações na Europa", revelou Luís Reis durante a 'conference call' de apresentação dos resultados trimestrais da Sonae.

"Não temos nenhuma informação sobre quaisquer decisões" neste momento, esclareceu o administrador da Sonae, acrescentando que sempre houve "bons canais de comunicação" com o grupo francês.

O grupo Sonae duplicou o resultado líquido atribuível aos accionistas para 12 milhões de euros no primeiro trimestre de 2011 face ao período homólogo e aumentou a quota de mercado, anunciou na terça-feira o grupo liderado por Paulo Azevedo.

A Sonae aguarda a publicação da nova Lei de Investimento Privado em Angola para poder entregar o dossiê para a entrada com a marca Continente no mercado angolano à Agência Nacional de Investimento Privado.

Sonae aguarda publicação da lei de investimento privado para avançar com Continente em Angola

Na mesma conferência com analistas Luís Reis afirmou que "passo a passo, a Sonae está a aproximar-se de Angola".

"Comunicámos ao mercado que chegámos a um acordo e o próximo passo será a apresentação do projecto à Agência Nacional de Investimento Privado logo que a entidade volte a estar disponível para receber dossiês, uma vez que neste momento estão a aguardar a publicação da lei [de investimento privado]", afirmou hoje o administrador do grupo Sonae.

A Sonae fechou o acordo com a Condis, empresa maioritariamente detida pela empresária Isabel dos Santos, para a entrada do grupo português em Angola com uma rede de hipermercados com a marca Continente a 15 de Abril.

Em comunicado, a Sonae anunciou que "o acordo concretizar-se-á pela criação de uma parceria cujo capital é detido em 51 por cento pela Condis e em 49% pela Sonae, em que as decisões relevantes são partilhadas, cabendo à Sonae a gestão operacional".

Segundo o grupo liderado por Paulo Azevedo, com esta parceria estratégica "alia-se o 'know-how' técnico e experiência de retalho que a Sonae possui ao forte conhecimento do mercado angolano aportado pela Condis", estando o projecto ainda "sujeito à apreciação final das autoridades angolanas".

O projecto em causa prevê a abertura de uma rede de hipermercados Continente, com o objectivo de alcançar a liderança no mercado de retalho moderno de base alimentar do país, adianta o grupo português. "O Continente dará assim o seu contributo para o marcante trajecto de crescimento económico e desenvolvimento sustentável de Angola", acrescenta.

Ver comentários
Saber mais Sonae Angola
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio