Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

L’Oreal vai comprar acções próprias por seis mil milhões de euros

A empresa francesa de cosmética vai comprar 8% de acções próprias detidas pela Nestlé por um valor total que ronda os seis mil milhões de euros. A empresa suíça do ramo alimentar fica ainda com uma participação de 23% na L’Oreal.

Bloomberg
11 de Fevereiro de 2014 às 17:18
  • 1
  • ...

A Nestlé prepara-se para vender 8% da L’Oreal. Esta é a primeira vez em 40 anos que a Nestlé vende acções da empresa de cosméticos francesa. A operação está avaliada em torno dos seis mil milhões de euros: a agência Bloomberg fala em seis mil milhões de euros e a agência Reuters em 6,5 mil milhões de euros.

 

Segundo o presidente da Nestlé, Peter Brabeck-Letmathe, citado pela Bloomberg, esta operação não significa que a empresa esteja a separar-se da L’Oreal, considerando que a participação que detém na companhia francesa é “estratégica”.

 

“Eu não vejo [esta operação] como o primeiro passo para deixarmos a L’Oreal... de todo”, afirmou Brabeck-Letmathe citado pela Reuters. A agência acrescenta que a Nestlé deixou ainda claro que, o seu compromisso em relação à L’Oreal é de “longo prazo”, travando assim a especulação de que poderá alienar em breve os 23% que ainda detém na empresa francesa.

 

Desde 1974 que a Nestlé é um dos principais accionistas da empresa francesa. Naquela época, a herdeira da L’Oreal, Liliane Bettencourt, vendeu cerca de metade da sua posição na empresa à Nestlé com receios de que a empresa fosse nacionalizada, caso os socialistas chegassem ao poder. O acordo assinado na altura previa que, nem Liliane Bettencourt nem a Nestlé venderiam as suas participações sem, em primeiro lugar, oferecem à outra parte. Contudo, este acordo termina a 29 de Abril deste ano, o que tinha vindo a alimentar a especulação de que as duas empresas iriam alcançar um acordo antes da Nestlé ficar “livre” para vender a sua parte a terceiros.

 

As acções da L’Oreal fecharam a sessão a cair 3,26% para 124,80 euros e os títulos da Nestlé cederam 0,81% para 67,00 francos suíços (mais de 54 euros).

Ver comentários
Saber mais Nestlé Peter Brabeck-Letmathe L'Oreal Liliane Bettencourt
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio