Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Governo assina 30 contratos de prospecção, pesquisa e exploração nas Minas da Panasqueira

O Governo assina, hoje, 30 contratos de prospecção, pesquisa e exploração de recursos geológicos, nas minas da Panasqueira, com várias empresas, representando um investimento de mais de 84 milhões de euros, avançou o ministério da Economia em comunicado.

25 de Maio de 2007 às 13:12
  • ...

O Governo assina, hoje, 30 contratos de prospecção, pesquisa e exploração de recursos geológicos, nas minas da Panasqueira, com várias empresas, representando um investimento de mais de 84 milhões de euros, avançou o ministério da Economia em comunicado.

Antes da assinatura dos contratos, o Governo vai inaugurar uma infra-estrutura inserida no projecto de ampliação da capacidade produtiva destas minas, e cujos investimentos nos três últimos anos foram de 15 milhões de euros.

Um dos contratos tem em vista o início de uma exploração experimental que vai ter lugar na área da Gralheira, próximo das antigas minas de Jales no concelho de Vila Pouca de Aguiar.

"Segundo uma avaliação feita, caso os indicadores positivos se venham a confirmar, o passo seguinte passará pela transformação da concessão experimental numa definitiva e onde se estima que a Kernow Mining, numa 1ª fase, realize um investimento de 30 milhões de euros para conseguir uma extracção da ordem das 400 toneladas/dia de minério tal-qual, que, ao longo de 10 anos produzirá entre 260 000 e 300 000 onças de ouro metal e mais de 1 milhão de onças de prata metal, que aos preços actuais representa 300 milhões de euros", avança a mesma fonte.

Este projecto deverá empregar cerca de 120 trabalhadores e que se estenderá por cerca de 30 anos, face aos estudos que se desenvolverão para a consolidação de novas reservas.

A canadiana Kernow controla ainda áreas de prospecção e pesquisa no concelho de Boticas, "onde também se têm revelado indicadores muito positivos", acrescenta.

Ao nível dos minerais não metálicos refere-se a importância do Grupo Mota Mineral que vai assinar três contratos. Este Grupo é detentor de elevado número de concessões e de diversas unidades transformadoras de matérias-primas espalhadas pelo País.

Ao nível das águas minerais, (termas e águas engarrafadas), de salientar os contratos e os investimentos previstos de 72 milhões de quatro empresas e os 260 postos de trabalho a criar.

Salienta-se o projecto das Termas do Cucos, em Torres Vedras, onde vão ser investidos 39 milhões de euios e criados 200 postos de trabalho, e que contempla um hotel de 5 estrelas.

O maior investimento será feito pela Kernow, que vai assinar dois contrato, representando um investimento de 11,5 milhões de euros. A Maepa vai investir 5,8 milhões de euros, assinando cinco contratos.

As minas da Panasqueira, que exploram volfrâmio, estão em laboração desde finais do século XIX, tendo nos últimos quinze anos atravessado três grandes crises motivadas pelas cotações que quase levaram ao seu fecho, a última das quais ocorreu no ano 2003/2004.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio