Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Gazprom, Galp e Amorim Energia negam assinatura de contratos

A Gazprom afirmou hoje que não assinou qualquer acordo com a Galp Energia, rejeitando que tenha chegado a acordo para comprar uma posição no capital empresa. Também a petrolífera portuguesa rejeita a assinatura de um contrato de fornecimento de gás com os

17 de Novembro de 2006 às 17:14
  • ...

A Gazprom afirmou hoje que não assinou qualquer acordo com a Galp Energia, rejeitando que tenha chegado a acordo para comprar uma posição no capital empresa. Também a petrolífera portuguesa rejeita a assinatura de um contrato de fornecimento de gás com os russos. A Amorim Energia diz que a entrada da Gazprom no capital da Galp "não corresponde à verdade".

Em comunicado, a Amorim, que detém 33,34% da Galp Energia, diz que "sempre e quando considere oportuno, por eventuais alterações que se venham a verificar sobre este tema ou outros, não deixará de o comunicar". Contactada pelo Jornal de Negócios Online, fonte oficial da empresa escusa-se a fazer quaisquer outros comentários.

Na edição de hoje, o "Diário Económico" dá conta de que Américo Amorim e Ferreira de Oliveira foram ontem a Londres fechar um acordo com a companhia russa, que garantiria à Galp o acesso ao gás da Rússia, a par da presença accionista.

A Gazprom não assumiu quaisquer obrigações em relação à Galp Energia, afirmou um porta-voz da companhia russa, numa entrevista telefónica concedida à agência Bloomberg. O mesmo responsável, que recusou ser identificado, afirmou ainda à Bloomberg que a Gazprom está em contacto com muitas companhias, incluindo a Galp.

"Não há nenhum contrato de fornecimento de gás assinado entre a Galp e a Gazprom", garantiu fonte oficial da Galp ao Jornal de Negócios Online. Questionada sobre a existência de negociações para um futuro acordo neste âmbito, a mesma fonte escusou-se a responder.

Na edição de hoje, o "Diário Económico" noticia que responsáveis da Gazprom assinaram ontem um acordo com Américo Amorim e o seu representante na administração da Galp, Manuel Ferreira de Oliveira, citando fontes próximas do processo.

Segundo o DE, neste acordo a Gazprom comprometer-se-ia a adquirir uma participação indirecta no capital da Galp Energia, assim como o abastecimento de gás.

A Gazprom, refira-se, já havia assinado esta semana um acordo estratégico com a ENI, que detém 33% do capital da Galp, para desenvolver em conjunto a exploração de gás e petróleo na Rússia e em África. O documento prevê que a Gazprom, controlada pelo Estado russo, possa vender até três mil milhões de metros cúbicos de gás natural aos clientes italianos em 2010.

Entre as parcerias já firmadas pela Gazprom destaca-se também a realizada com a argelina Sonatrach, fornecedora de gás natural a Portugal através do gasoduto do Magreb. A influência da companhia russa no sector energético europeu é cada vez mais decisiva, sendo que a Gazprom é já fornecedora de um quarto das necessidades de gás da Europa.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio