Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Francisco Nogueira Leite sai da presidência da Parvalorem

O presidente do Conselho de Administração da gestora dos ativos 'tóxicos' do BPN, a Parvalorem, Francisco Nogueira Leite, vai ser substituído no cargo que exerce desde 2012, confirmou o próprio à agência Lusa.

O Governo de António Costa poderá escolher, pela primeira vez, as administrações das sociedades estatais com activos e passivos do BPN. A última eleição ocorreu com Passos Coelho como primeiro-ministro. Francisco Nogueira Leite lidera a Parvalorem desde 2012.
15 de Fevereiro de 2019 às 19:04
  • ...

"Na medida em que o Ministério das Finanças já confirmou essa informação cumpre-me igualmente fazê-lo, referindo que considero esse facto normal", afirmou o gestor numa resposta enviada por 'e-mail' à agência Lusa.

 

Esta tarde, o jornal Público revelou que a informação da substituição já tinha sido comunicada a Nogueira Leite pelo Ministério das Finanças, bem como aos trabalhadores da Parvalorem, por parte da administração.

 

"Como é do conhecimento público o Conselho de Administração exerceu funções desde agosto de 2012 e concluiu já o seu mandato em 31 de dezembro de 2017, isto é, durante seis anos e meio", referiu Francisco Nogueira Leite, numa referência aos 14 meses em que permaneceu à frente da empresa para lá do período seu mandato.

 

O gestor acrescentou ainda que "as contas do exercício de 2017 encontram-se há muito encerradas e auditadas carecendo apenas da aprovação em sede de Assembleia Geral", a mesma que servirá para eleger os novos órgãos sociais da Parvalorem.

 

"Gostava de garantir que a transição de funções, igualmente em consonância com a tutela, decorrerá com toda a colaboração e disponibilidade", concluiu, considerando o seu tempo à frente da Parvalorem "uma experiência profissional particularmente intensa".

 

Do Conselho de Administração da gestora de participações fazem parte também Bruno Castro Henriques e Maria Paula Poças.

 

Contactado pela agência Lusa, o Ministério das Finanças não comentou a substituição.

 

A Parvalorem foi criada em 2010 para ficar com os ativos 'tóxicos' do ex-BPN, e no final de 2016 registou um prejuízo de 190,4 milhões de euros, contra um de 275,7 milhões de euros em 2015.

Ver comentários
Saber mais Ministério das Finanças Maria Paula Poças Parvalorem Francisco Nogueira Leite Bruno Castro Henriques
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio