Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Calcule os dividendos que vai receber da Galp Energia

A segunda temporada da caça aos dividendos em Portugal arranca em Novembro com a Galp a distribuir os primeiros dividendos intercalares da sua história. O Jornal de Negócios disponibiliza uma calculadora “online” para que fique a saber o valor que vai re

23 de Outubro de 2007 às 08:21
  • ...

Clique aqui para calcular o valor dos dividendos

A segunda temporada da caça aos dividendos em Portugal arranca em Novembro com a Galp a distribuir os primeiros dividendos intercalares da sua história. O Jornal de Negócios disponibiliza uma calculadora "online" para que fique a saber o valor que vai receber e os impostos a pagar. Conheça as restantes empresas que vão remunerar os accionistas até ao final do ano.

A segunda temporada dos dividendos em Portugal arranca em Novembro com a Galp Energia a distribuir os primeiros dividendos intercalares da sua história. A generalidade das cotadas da Euronext Lisbon paga os dividendos nos meses de Março e Abril, mas algumas optam por remunerar com dividendos intercalares, o que significa que, na prática, os accionistas recebem os dividendos em duas tranches.

Para os investidores, o principal benefício é que recebem uma parte da remuneração mais cedo, com a vantagem de poder logo reinvestir o valor recebido e aplica-lo no mesmo activo ou noutro, ganhando uma rendibilidade adicional durante pelo menos seis meses.

Benefícios fiscais na Galp rendem 13 milhões

A última cotada a optar por esta forma de pagamento é a Galp que em 2006 pagou um dividendo único de 0,304 euros por acção. Este ano, a empresa (com base nos lucros de 2007) vai entregar aos accionistas metade dessa verba (0,152 euros) no dia 7 de Novembro, sendo que o remanescente (cujo valor ainda não foi desvendado) será distribuído em 2008. Com esta antecipação, a empresa consegue contornar parcialmente o fim dos benefícios fiscais que estavam previstos para o final de 2007.

Como a empresa paga parte do dinheiro ainda este ano, os accionistas continuam a poder usufruir do número 59 do Estatuto dos Benefícios Fiscais (os dividendos pagos contam apenas por 50% para fins de tributação). Com esta antecipação, os accionistas conseguem uma poupança, pela via fiscal, de 12,6 milhões. Já a parte que vai ser paga em 2008 perde esta vantagem fiscal, confirmou fonte da Galp.

BCP e SAG devem pagar em Novembro

A primeira e durante muitos anos a única cotada a pagar dividendos interinos em Portugal foi a SAG. A concessionária pagou no ano passado 0,026 euros e voltou a pagar 0,059 euros em Abril de 2007. Este ano, a empresa deverá voltar a adoptar esta prática, mas não foi possível confirmar esta informação.

Também o BCP adoptou esta política em 2004. Em Novembro do ano passado, pagou 0,037 euros por acção e em Junho voltou a distribuir 0,048 euros aos accionistas. Para este ano, o banco ainda não deu qualquer indicação sobre a remuneração, devendo fazê-lo a 30 de Outubro, data de publicação das contas trimestrais. O segundo dividendo interino no BCP costuma ser pago nos meses de Outubro ou Novembro.

A Energias de Portugal (EDP) é outra das cotadas que já anunciou estar a ponderar pagar de forma intercalar. Em Maio, António Mexia disse que esta política de remuneração ainda estava em estudo. O Jornal de Negócios tentou saber junto da eléctrica se esta prática ainda será aplicada este ano, mas não obteve uma resposta em tempo útil.

Os accionistas da Portugal Telecom também vão receber mais dividendos este ano, só que neste caso é uma remuneração extraordinária. A PT vai distribuir os 58,43% que detêm na PT Multimédia aos seus accionistas, que vão receber as acções da participada a 7 de Novembro.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio