Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Câmara de Lisboa "convidada" a ficar com Pavilhão de Portugal

A Parque Expo perguntou à autarquia liderada por António Costa se queria ficar com o Pavilhão de Portugal e a que preço.

03 de Abril de 2012 às 11:13
  • 2
  • ...
A Parque Expo já questionou a Câmara Municipal de Lisboa se pretendia exercer a opção de compra sobre o Pavilhão de Portugal, pedindo ainda que a autarquia indicasse um valor possível, disse hoje no Parlamento Assunção Cristas, ministra do Ambiente, que tem a tutela desta empresa que está em processo de extinção.

"A Parque Expo fez um convite formal à Câmara Municipal de Lisboa para manifestar interesse", disse Assunção Cristas, avançando que o valor da transferência ficou em aberto, tendo a Parque Expo dado à autarquia possibilidade de propor um preço pelo Pavilhão de Portugal. "Só depois poderemos pensar noutras soluções, já que tratando-se de um edifício de valor municipal, classificado, a Câmara Municipal de Lisboa terá, por ventura, interesse em desenvolver actividade, daí a justificação para dar prioridade". Assunção Cristas acrescentou, aliás, que a Câmara tem direito de preferência sobre o Pavilhão de Portugal. "Aguardamos resposta", concluiu.

Assunção Cristas explicou, ainda, que a Parque Expo está a executar o plano de venda de activos, estando já a receber manifestações de interesse para o Pavilhão Atlântico. "Há muitas entidades interessadas", acrescentou, esperando em dois meses ter o Pavilhão vendido.

Esta não é uma situação nova. Em 2004, quando Carmona Rodrigues liderada a autarquia houve negociações da Câmara para comprar o Pavilhão de Portugal, por valores que rondavam os 20 milhões de euros, mas o negócio não foi para a frente.

Ainda dentro da Parque Expo, Assunção Cristas garante que a empresa está a trabalhar com as Câmaras de Lisboa e Loures para que possa haver a transferência da gestão urbana do Parque das Nações para as respectivas edilidades. É um trabalho com complexidade técnica, admitiu Assunção Cristas, na Comissão parlamentar do Ambiente.

A ministra do Ambiente garantiu, também, que a Parque Expo está a conversar com um conjunto de trabalhadores que demonstraram interesse em ficar com os projectos internacionais da empresa. "Da nossa parte, há total abertura para desenvolver esse diálogo". Mas garantiu já ter havido outras sinalizações de interesse.

Recentemente, a Comissão de Trabalhadores da Parque Expo disse ter reunido com a ministra Assunção Cristas, no dia 30 de Janeiro, onde a governante terá dado orientações claras à administração presidida por John Antunes para que procedesse à análise das propostas de aquisição da empresa que têm surgido. No entanto, a Comissão de Trabalhadores diz que continua sem reunir com a administração. A última reunião que houve entre as partes foi a 9 de Dezembro.

"A Comissão de Trabalhadores da Parque Expo lamenta que, ao contrário do verificado em outras empresas públicas, como os Estaleiros Navais de Viana do Castelo, o conselho de administração da Parque Expo não demonstre o mesmo empenhamento em defender postos de trabalho e, deste modo, contribuir para minimizar o esforço financeiro do Estado e para atenuar o impacto social dos despedimentos resultantes do encerramento da empresa", declarou a estrutura representativa dos trabalhadores em comunicado recente.
Ver comentários
Saber mais Parque Expo Pavilhão de Portugal Pavilhão Atlântico
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio