Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsa nacional regressa aos ganhos com 19 cotadas em alta

A praça de Lisboa mantinha a tendência positiva registada na abertura da sessão, em linha com as principais bolsas europeias, numa altura em que 19 das cotadas do índice de referência registavam ganhos. Apenas uma empresa, a Mota-Engil, não seguia este desempenho, depois de ter apresentado resultados antes da abertura do mercado.

20 de Novembro de 2009 às 10:41
  • 2
  • ...
A praça de Lisboa mantinha a tendência positiva registada na abertura da sessão, em linha com as principais bolsas europeias, numa altura em que 19 das cotadas do índice de referência registavam ganhos. Apenas uma empresa, a Mota-Engil, não seguia este desempenho, depois de ter apresentado resultados antes da abertura do mercado.

O PSI-20 valorizava 0,85% para os 8.520,09 pontos, com 19 empresas a subir e uma a desvalorizar. Também os restantes índices do Velho Continente seguiam em alta na última semana, a recuperar das quedas acentuadas sofridas na sessão de ontem.

Os pesos-pesados do índice nacional eram quem mais contribuía para este desempenho positivo. A Energias de Portugal (EDP) subia 1,71% para os 3,092 milhões de euros, enquanto a EDP Renováveis apreciava 0,93% para os 6,742 euros. Tal como o Negócios avança na edição de hoje, a empresa de energias verdes inaugurou ontem no Indiana a primeira fase do parque eólico Meadow Lake, um empreendimento que dentro de alguns anos poderá ser o maior parque dos EUA.

Também a contribuir para esta tendência, a Portugal Telecom somava 1,09% para os 8,16 euros. Ontem, no Congresso das Comunicações, Zeinal Bava, presidente executivo da empresa revelou que a PT espera chegar ao final do ano com 50 milhões de clientes no Brasil, um país onde a Internet móvel está em crescimento.

Ainda no sector das telecomunicações, a Zon Multimédia ganhava 0,39% para os 4,333 euros, enquanto a Sonaecom avançava 0,05% para os 1,826 euros.

Num dia em que os preços do petróleo seguiam em queda nos mercados internacionais, a Galp Energia seguia a somar 0,81% para os 12,465 euros.

No sector financeiro, o sentimento era também positivo, com o Banco Comercial Português (BCP) a liderar os ganhos. O banco liderado por Carlos Santos Ferreira valorizava 0,87% para cotar nos 0,932 euros. O BPI avançava 0,43% para os 2,36 euros, enquanto o Banco Espírito Santo (BES) subia 0,73% para os 4,855 euros.

A única cotada em terreno negativo era a Mota-Engil que cedia 1,32% para os 4,11 euros. A empresa apresentou uma subida de 377,2% no seu resultado líquido dos primeiros nove meses do ano para os 67,9 milhões de euros, um valor que ficou abaixo da média de 73 milhões de euros das estimativas dos analistas contactados pela agência Reuters.

Excluindo o efeito dos resultados da subsidiária Martifer, os lucros da companhia teriam ascendido a 25,1 milhões de euros, o que compara com os 21,5 milhões de euros obtidos no período homólogo. Os analistas do BPI qualificam os resultados de “fracos”, enquanto o Caixa BI refere que estes foram, de forma geral, “fortes”.

Fora do PSI-20, a Martifer ganhava 0,81% para os 3,73 euros. A empresa de Oliveira de Frades anunciou ontem que registou um lucro de 114,3 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, o que corresponde a uma melhoria face ao mesmo período do ano passado, já que na altura obteve prejuízos.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio