Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bianchi de Aguiar demite-se de CEO da Sonae Indústria (act.)

Conclusão do processo de reestruturação da empresa leva a renúncia do actual presidente executivo. Bianchi de Aguiar continua como colaborador.

28 de Julho de 2011 às 17:51
  • 1
  • ...
Carlos Bianchi de Aguiar vai abandonar o cargo de presidente executivo (CEO) da Sonae Indústria, informou a empresa em comunicado à CMVM.

O facto de ter concluído “a reestruturação da base industrial” da empresa e de a “performance operacional da companhia” ter melhorado levou à renúncia do administrador que estava na empresa desde Abril de 2005, quando entrou para substituir Carlos Moreira da Silva.

A decisão de Bianchi de Aguiar ao cargo de administrador dá-se “após um período difícil, resultante da crise internacional nos mercados imobiliário e financeiro”, descreve o documento da companhia de aglomerados de madeira.

“Passamos por momentos complicados e tivemos que tomar decisões difíceis. Estou confiante que a Sonae Indústria está na direcção certa e irá sair deste período mais forte que nunca”, disse Bianchi de Aguiar hoje, na apresentação dos resultados semestrais da empresa. “Esta é a última vez que me dirijo como CEO da Sonae Indústria. Foi para mim um privilégio liderar a Sonae Indústria”, disse.

Nos últimos três anos, a Sonae Indústria apresentou prejuízos, que chegaram a ficar acima de 100 milhões de euros em 2008. Em 2010, o saldo negativo cifrou-se em 74,43 milhões de euros. Hoje, a empresa apresentou os seus resultados com uma perda de 45 milhões de euros no primeiro semestre. Ou seja, já registou num semestre mais de metade do prejuízo do ano passado.

Ao mesmo tempo, desde que está na bolsa como Sonae Indústria (2005), a cotada já desvalorizou 82%. A empresa começou por cotar nos 6,51 euros. Hoje, fechou nos 1,163 euros, ao descer 0,77%.

Bianchi continua a colaborar com empresa

A nova composição dos corpos sociais da Sonae Indústria será decidida no início de 2012, em assembleia accionista.

Até lá serão duas pessoas a ocupar a anterior posição de Bianchi de Aguiar, num "modelo de gestão com dois CEOs, responsáveis conjuntamente pela liderança e gestão da empresa”, explica a Sonae Indústria.

Rui Correia passa a presidente da Comissão Executiva ao passo que João Paulo Pinto ocupa a vice-presidência da Comissão Executiva.

A demissão do CEO não significa um afastamento completo em relação à empresa do grupo Sonae. De acordo como comunicado, Bianchi de Aguiar vai continuar a colaborar com a empresa de madeira, dado ter mostrado disponibilidade para essa cooperação.

O Conselho de Administração emitiu os seus agradecimentos por essa disponibilidade e, igualmente, pelo contributo para o “desenvolvimento da companhia”.

Ver comentários
Saber mais Bianchi de Aguiar Sonae Indústria
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio