Notícia
BCP divulga amanhã resultados de averiguação interna a operações de crédito
O Banco Comercial Português emitiu esta noite um comunicado onde reage às notícias sobre alegados perdões de dívida do banco a um accionista e ao filho de Jardim Gonçalves. Diz que não foi reportada nenhuma irregularidade, mas desencadeou uma averiguação
O Banco Comercial Português emitiu esta noite um comunicado onde reage às notícias sobre alegados perdões de dívida do banco a um accionista e ao filho de Jardim Gonçalves. Diz que não foi reportada nenhuma irregularidade, mas desencadeou uma averiguação interna, cujos resultados dará amanhã a conhecer.
No Sábado passado o "Expresso" noticiou que o BCP perdoou uma dívida de 12 milhões de euros ao filho de Jardim Gonçalves e hoje o Jornal de Negócios deu conta de um alegado perdão de dívidas no valor de 15 milhões de euros a empresas de José Goes Ferreira, que tem 2% do BCP.
Em comunicado, emitido esta noite, o BCP classifica as notícias de "comentários e especulações" que relaciona com actuações recorrentes visando atingir o bom nome e reputação do banco".
Acrescenta que "no âmbito dos mecanismos instituídos de verificação, controlo e
auditoria não foi em momento algum reportada qualquer irregularidade ou desvio de normalidade em qualquer das operações mencionadas".
Ainda assim, citando a "a natureza das insinuações", a administração do BCP "ordenou o desencadear dos processos internos adequados para nova averiguação integral e completo esclarecimento das situações referidas".
As conclusões dos resultados desta averiguação serão dadas a conhecer amanhã, uma vez que há já alguns dias que a Comissão de Auditoria e Risco está a analisar o processo, adianta o BCP.