Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Auditor independente dá razão a Rui Pedro Soares na OPA ao Belenenses

“Qualquer valor acima de 0€ está acima do justo valor de mercado da Belenenses SAD à data de 31 de Dezembro de 2012”, conclui o auditor independente nomeado pelo regulador para determinar se a contrapartida oferecida por Rui Pedro Soares era justa.

Miguel Baltazar/Negócios
07 de Março de 2014 às 19:26
  • 2
  • ...

A Codecity Sports Management, liderada por Rui Pedro Soares, lançou uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a Belenenses SAD, tendo oferecido 0,1 cêntimo por acção, a 13 de Dezembro de 2012 . A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) decidiu nomear um auditor externo para a fixação da contrapartida mínima a oferecer na operação. O regulador disse, então, que esta decisão “assenta na impossibilidade de determinar a contrapartida” da OPA e de o “valor oferecido resultar de negociação particular”, o que “faz presumir a falta de equidade da contrapartida fixada com base naquele valor”.

 

Mas o auditor externo acabou por dar razão à empresa de Rui Pedro Soares, considerando mesmo que “qualquer valor acima de 0€ está acima do justo valor de mercado da Belenenses SAD à data de 31 de Dezembro de 2012.”

 

Depois de avaliar a situação patrimonial da SAD, o auditor concluiu que o valor “é negativo”, o que justifica a contrapartida oferecida, de acordo com um comunicado emitido esta sexta-feira pela CMVM.

 

Depois de ter recebido luz-verde para comprar a SAD do Belenenses, e de ter comprado 46,93% do capital da sociedade desportiva de Belém por 0,1 cêntimos, Rui Pedro Soares lançou uma OPA sobre o restante capital, em Dezembro 2012, tendo a operação ficado suspensa pela determinação da contrapartida.

 

De acordo com a lei das SAD, o clube Belenenses terá de ficar, no mínimo, com 10% do capital da SAD, sendo que actualmente o clube detém 15%.

 

Além dos 46,93% já detidos pela Codecity e os 15% detidos pelo clube, o capital da SAD Belenenses está ainda em 32,5% no empresário Joaquim Oliveira e os restantes 6,5% estão dispersos.  

 

Assim, ao ter comprado os 46,93%, gastando 469 euros, Rui Pedro Soares poderá ter de gastar mais 430 euros, se os restantes accionistas venderem na OPA e considerando os 5% do clube que deverão ser comprados pela Codecity.

Ver comentários
Saber mais Belenenses Rui Pedro Soares Codecity
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio