Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Autoridades suíças abrem processo criminal contra ex-secretário-geral da FIFA

Segundo o procurador-geral suíço, Michael Lauber, Jérôme Valcke, antigo braço direito de Blatter na FIFA, é suspeito de gestão danosa e fraudulenta.  

Reuters
17 de Março de 2016 às 19:04
  • 1
  • ...

As autoridades judiciárias da Suíça abriram esta quinta-feira, 17 de Março, um processo criminal contra Jérôme Valcke, antigo secretário-geral da FIFA e um dos homens mais próximos do antigo presidente da instituição, Joseph Blatter, na gestão do organismo responsável pelo futebol mundial.

 

Segundo avança a BBC, a Procuradoria-geral da Suíça informou hoje que Valcke é suspeito de "vários actos criminais" relacionados com gestão danosa e fraudulenta.

 

A estação britânica refere ainda que as investigações criminais em curso ao homem que era responsável pela gestão do dia-a-dia da instituição decorrem das matérias "investigadas pelo Comité de Ética da FIFA que, em Fevereiro último, baniu por um período de 12 anos o francês de todas as actividades relacionadas com dirigismo desportivo.

 

Já a agência Reuters acrescenta que as autoridades suíças consideram que Valcke é responsável por "danos financeiros consideráveis" provocados à FIFA e nota que estas investigações ao francês de 55 anos decorrem também de duas queixas apresentadas pelo referido Comité de Ética.

 

Apesar de não ter sido detido, Valcke foi interrogado pelos investigadores helvéticos que realizaram buscas ao longo desta quinta-feira. O afastamento decretado pelo Comité de Ética da FIFA decorreu da recolha de provas que apontam para o seu envolvimento na venda ilegal de bilhetes e de direitos televisivos abaixo dos reais valores de mercado.

 

Jérôme Valcke foi afastado das funções que desempenhava na FIFA em Setembro do ano passado, já depois de o Comité Executivo da organização ter revelado ter tomado conhecimento de um conjunto de "alegações" de práticas ilegais que envolviam o nome do agora ex-dirigente desportivo.

 

Além de Valcke, também Sepp Blatter e Michel Platini, ex-presidente da UEFA, foram banidos do dirigismo desportivo pelo Comité de Ética da FIFA, que recentemente reduziu a pena de ambos de oito para seis anos. E esta quarta-feira, a FIFA também apresentou queixas contra três antigos altos dirigentes da instituição, nomeadamente contra Chuck Blazer, Jack Warner e Jeffrey Webb, garantindo que o objectivo passa por recuperar "dezenas de milhões de dólares". 

Ver comentários
Saber mais Jérôme Valcke FIFA Suíça Joseph Blatter Comité de Ética Chuck Blazer Jack Warner Jeffrey Webb Michel Platini Corrupção
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio