Notícia
FIFA: Começou congresso que irá eleger sucessor de Blatter
Só 207 das 209 federações filiadas estão aptas a votar hoje das eleições. Kuwait e Indonésia ficam de fora. Estão ambas suspensas.
O congresso que irá eleger o sucessor de Joseph Blatter, presidente do organismo desde 1998, abriu hoje em Zurique numa altura em que se atravessa a pior crise de corrupção no futebol. Só 207 das 209 federações filiadas vão poder votar.
O italo-suíço Gianni Infantino, de 45 anos, e o xeque do Bahrein Salman bin Ebrahim al-Khalifa, de 50 anos, surgem como principais favoritos à sucessão de Blatter, de 79 anos, que anunciou a demissão a 2 de Junho de 2015, quatro dias após ter sido reeleito para um quinto mandato consecutivo.
Os três outros pretendentes à presidência da FIFA, o príncipe jordano Ali, o sul-africano Tokyo Sexwale e o francês Jérôme Champagne, aparecem muito atrás nas intenções de voto.
A FIFA confirmou que 207 das 209 federações filiadas estão aptas a votar hoje das eleições para a presidência do organismo, ficando de fora Kuwait e Indonésia, ambas suspensas.
O xeque do Bahrein Salman bin Ebrahim al-Khalifa, actual presidente da Confederação Asiática de Futebol (AFC), poderá ser o prejudicado com o impedimento que recai sobre aquelas duas federações, ambos membros deste organismo.