Notícia
Tesco vende operação na Coreia do Sul por 4 mil milhões de libras
A empresa britânica - terceira maior retalhista mundial - vai vender a sua operação na Coreia do Sul com o objectivo de reunir fundos e revitalizar o mercado interno. A Tesco fechou 2014 com um prejuízo de 5,74 mil milhões de libras (7,97 mil milhões de euros).
A Tesco está a vender a sua operação na Coreia do Sul a um grupo liderado pelo fundo de investimento privado MBK Partners por 4 mil milhões de libras (cerca de 5,4 mil milhões de euros), noticia o The Guardian esta segunda-feira, 7 de Setembro.
Procurando fundos para revitalizar o seu negócio doméstico, a Tesco anunciou que ia vender a Homeplus, a sua maior unidade fora do Reino Unido, a um grupo de investidores liderados pela MBK e onde se integra também o Canada Pension Plan Investment Board, o Public Sector Pension Investment Board e a Temasek Holdings.
A terceira maior retalhista do mundo está à procura de desinvestir depois do abrandamento do mercado doméstico, que conduziu a uma série de alertas de lucro e à redução do seu estatuto de crédito, refere o jornal.
A Tesco disse que, segundo os termos do negócio, vai receber 4 mil milhões de libras em dinheiro, o que depois de impostos e custos de transacção, ficará reduzido a um encaixe líquido de cerca de 3,35 mil milhões de libras.
A retalhista britânica fechou 2014 com resultado líquido negativo de 5,74 mil milhões de libras (7,97 mil milhões de euros), o que constitui o maior prejuízo nos 96 anos da empresa.