Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Antigo CEO da Tesco ouvido pelas autoridades antifraude devido a escândalo contabilístico

O antigo CEO da Tesco vai ser ouvido pelos serviços de combate à fraude britânicos. A empresa registou um buraco nas contas de 263 milhões de libras, um valor acima do inicialmente estimado.

Negócios 28 de Agosto de 2015 às 12:03
  • ...

O antigo CEO da Tesco, Philip Clarke, vai ser ouvido pelas autoridades britânicas de combate à fraude (Serious Fraud Office) numa altura em que a conclusão da investigação ao buraco nas contas da empresa de retalho britânica está próxima. A Bloomberg escreve que o antigo líder da empresa – que abandonou o cargo em Agosto do ano passado – foi chamada a comparecer perante o Serious Fraud Office, o que significa que qualquer depoimento que preste pode ser usado como prova.

Em Outubro do ano passado, foi revelado que o "buraco" contabilístico da retalhista britânica era maior do que o previsto. Os resultados da empresa foram empolados em 263 milhões de libras (quase 360 milhões de euros), sendo que mais de metade deste valor é anterior a 2014, escrevia na altura a Bloomberg. As autoridades de combate à fraude deram início à investigação em Outubro do ano passado.

O jornal britânico The Guardian conta ainda que, pouco depois de ter chegado ao cargo, Dave Lewis foi alertado para a possibilidade de irregularidades nas contas.

Em Abril deste ano, foi revelado que a Tesco registou um prejuízo de 5,74 mil milhões de libras (mais de 7,8 mil milhões de euros) no ano fiscal que terminou em 28 de Fevereiro, devido à amortização do valor de activos imobiliários ao défice do fundo de pensões. Só na reavaliação do valor das suas lojas a Tesco registou um prejuízo de 4,7 mil milhões de libras (6,5 mil milhões de euros). Já o défice do fundo de pensões agravou-se em 1,3 mil milhões de libras (1,8 mil milhões de libras).

Entretanto, no final de Maio de 2015 foi noticiado que a retalhista iria ter de enfrentar uma acção judicial dos accionistas por causa do escândalo contabilístico.

Ver comentários
Saber mais Tesco buraco nas contas irregularidades contabilísticas Philip Clarke Dave Lewis
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio