Notícia
Tesco regista maiores prejuízos de sempre
A retalhista britânica fechou 2014 com um resultado líquido negativo de 7,97 mil milhões de euros, o que constitui o maior prejuízo nos 96 anos da empresa.
A Tesco anunciou esta quarta-feira que registou um prejuízo de 5,74 mil milhões de libras (7,97 mil milhões de euros) no ano fiscal que terminou em 28 de Fevereiro de 2014, com a retalhista britânica a ser penalizada pela amortização do valor de activos imobiliários e agravamento do fundo de pensões.
Só na reavaliação do valor das suas lojas a Tesco registou um prejuízo de 4,7 mil milhões de libras (6,5 mil milhões de euros). Já o défice do fundo de pensões agravou-se em 1,3 mil milhões de libras (1,8 mil milhões de libras).
A Tesco viveu em 2014 um dos anos mais difíceis da sua história, devido às irregularidades contabilísticas detectadas na empresa e à queda nas vendas no Reuni Unido e noutros mercados onde a companhia está presente.
A empresa enfrenta agora um problema com a elevada dívida, que aumentou 1,9 mil milhões de libras para 8,5 mil milhões de libras (11,8 mil milhões de euros), numa altura que tenta também recuperar os clientes perdidos durante a crise do ano passado.
"As alterações que fizemos e vamos continuar a fazer colocam-nos numa posição mais forte" para "melhorar o serviço aos clientes e entregar valor aos accionistas", diz o CEO Dave Lewis.