Notícia
Sonae já fatura mais de 1.000 milhões em Espanha com 617 lojas, “shoppings” e tecnológicas
Após ter criado, por fusão da Druni com a Arenal, um líder ibérico no negócio de saúde, beleza e bem-estar, o grupo liderado por Cláudia Azevedo gerou no mercado vizinho 10% das suas receitas, que atingiram em 2024 o valor recorde de 10 mil milhões de euros.
A Sonae atingiu um volume de negócios recorde em Espanha no ano passado, ao ultrapassar a cifra dos mil milhões de euros (1.029 milhões), que representaram mais de 10% das vendas consolidadas de quase 10 mil milhões de euros do grupo no último exercício, valor superior em 18% ao registado no ano precedente.
"A Sonae é um grupo multinacional com um portefólio de negócios líderes em diferentes setores e mercados. Para nós, Espanha é um mercado chave com grande potencial", afirma a CEO do grupo português, em comunicado dirigido ao mercado espanhol.
"A fusão da Druni e da Arenal foi um passo decisivo para consolidar a nossa liderança no mercado de saúde, beleza e bem-estar. Estamos muito otimistas com as oportunidades de crescimento e criação de valor para os nossos clientes e parceiros em Espanha", conclui Cláudia Azevedo.
O grupo possui um total de 617 lojas no mercado espanhol.
Além da Druni e Arrenal, nos setores de perfumaria e bem-estar, a Sonae opera em Espanha também nos segmentos de moda, eletrónica, imobiliário e centros comerciais, assim como nas tecnologias de informação.
No retalho de eletrónico, a Sonae opera com a Worten, que inclui a iServices, empresa especializada em serviços e reparação de dispositivos.
Na moda, destacam-se marcas como a Zippy, que integra a Losan, a especialista em jeans Salsa e a MO.
Através da Sierra, a Sonae opera no setor imobiliário, como promotora e gestora de centros comerciais e projetos residenciais, e gere com o Bankinter a ORES, empresa que investe em ativos imobiliários na Península Ibérica.
A Sonae investe também em empresas tecnológicas em Espanha através da Bright Pixel, detendo participações em empresas e startups que desenvolvem soluções para retalho, telecomunicações e cibersegurança.
De referir que foi em julho passado que a Sonae concluiu o negócio que corporizou a fusão da Druni e da Arenal Perfumarias, retalhistas de perfumarias, cosmética e parafarmácia em Espanha, tornando-se líder no país no segmento de saúde, beleza e bem-estar.
No âmbito desta transação, a Sonae MC adquiriu uma participação de 50% na Druni por contrapartida da sua participação de 60% na Arenal, juntamente com um investimento de cerca de 148 milhões de euros e um montante condicional de até 36 milhões de euros a ser pago nos dois anos seguintes.
A somar à rede Wells, insígnia da MC, a Sonae lidera o mercado ibérico, ambicionando estar a faturar dois mil milhões de euros neste negócio dentro de cinco anos.
Esta quinta-feira, 20 de março, na apresentação das contas da Sonae relativas a 2024, Cláudia Azevedo revelou que a combinação da Wells, Arrenal e Druni já soma mais de 800 lojas em território ibérica, que geram um volume de negócios anualizado superior a 1,5 mil milhões de euros.