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Lucros da Ibersol melhoram 36% em 2015

A empresa de restauração fechou o exercício passado com lucros de 10,7 milhões. Volume de negócios aumentou 14%, para 213,7 milhões de euros.

Bloomberg
07 de Abril de 2016 às 19:43
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A Ibersol SGPS, dona das licenças da Pizza Hut e Burger King para Portugal e exploradora de zonas de restauração do Museu de Serralves e da Estação de Campanhã, entre outras, obteve resultados líquidos de 10,7 milhões de euros em 2015, um aumento de 36% face a 2014, anunciou a empresa nesta quinta-feira, 7 de Abril.

No período em análise, os resultados operacionais progrediram 67,6%, para 18,3 milhões de euros, com os resultados antes de impostos a ficarem nos 14 milhões, mais 55% do que um ano antes.

Segundo os dados revelados, o volume de negócios consolidado foi de 213,7 milhões de euros no ano passado, mais 14% do que em 2014. Deste valor global, 210,83 milhões de euros (mais 14,2%) vieram das vendas da restauração. E, nestas, 119,1 milhões de euros (mais 22,8%) vieram da operação de balcões, 67,17 milhões (mais 3,2%) de restaurantes e 24,56 milhões de euros (mais 8,6%) de concessões de espaços e actividade de catering.

A margem de EBITDA (resultados antes de impostos, juros, amortização e depreciação) melhorou 28,8%, para 32,7 milhões de euros.

Com um capital social de 20 milhões de euros – que a administração propõe que aumente para 24 milhões na assembleia-geral (AG) de accionistas a 29 de Abril próximo – o capital próprio da Ibersol era de 130 milhões de euros a 31 de Dezembro de 2015 (mais 7,1%). O endividamento líquido recuou 12,1%, para 22 milhões de euros, situando-se no final do ano passado o "gearing" abaixo dos 15%.

Ano fecha com 395 unidades

A Ibersol fechou 2015 com 395 unidades de restauração, mais quatro do que em 2014 – com 19 aberturas e 15 encerramentos, avançou a empresa.

Em Portugal, a companhia operava, no final do ano passado, 304 unidades, das quais 303 próprias, mais três do que no ano anterior. Destas, 92 eram da Pizza Hut, 54 Buger King, 52 Pans & Company e 18 KFC.

Em Espanha, o grupo fechou o ano passado com 83 unidades, das quais 17 franchisadas e 66 próprias: 33 Pizza Móvil e 33 Burger King.

Finalmente, em Angola, a companhia duplicou a sua presença no último ano, para sete unidades KFC e um restaurante da marca Pizza Hut.

O investimento (medido em "capex") foi de 27 milhões de euros no ano transacto, 20 milhões utilizados na expansão (19 unidades) e 4,5 milhões aplicados na remodelação de 21 unidades na Península Ibérica já existentes.

Dificuldades de pagamento em Angola podem "agudizar-se"

A companhia, que aprovou as contas antes de ser conhecido que Angola irá pedir apoio ao FMI, a 6 de Abril, espera "concretizar a abertura de 15 restaurantes" em 2016 e dar "continuidade ao programa de remodelação de mais de uma dezena de unidades", sem adiantas os mercados em questão.

"Sem considerar o efeito da alteração da taxa de IVA em Portugal" – que alterou a lista de alguns produtos com a taxa mais elevada, na restauração –, a administração da Ibersol acredita que "mantendo-se os sinais positivos de evolução do consumo", é de prever "uma ligeira desaceleração da tendência de crescimento das vendas evidenciada" em 2015.

Já em Angola, alerta para a "pressão a que está sujeita a moeda angolana", indicando que "o cenário de desvalorização permanecerá em 2016 e que as dificuldades de pagamentos ao exterior poderão agudizar-se".

A companhia anunciou ainda esta quinta-feira que irá propor aos accionistas a distribuição de dividendos brutos de 10 cêntimos por acção na AG de 29 de Abril.

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