Notícia
Lucros da Ibersol aumentam 34% com aumento do consumo em Portugal
As receitas do grupo que opera 367 restaurantes de marcas como Pizza Hut, Burger King e KFC em Portugal, Espanha e Angola subiram 13,5% face ao período homólogo de 2014. O EBITDA cresceu 31%.
O resultado líquido consolidado da Ibersol ascendeu a 9,30 milhões de euros entre Janeiro e Setembro deste ano, o que corresponde a um ganho de 33,8% face aos 6,968 milhões de euros do mesmo período de 2014, anunciou a empresa em comunicado à CMVM.
A margem bruta acumulada correspondeu a 76,2% do volume de negócios, inferior à verificada no período homólogo de 2014 (76,8%). "Uma política promocional mais agressiva durante este Verão e a alteração do mix de negócios com os balcões a ganharem maior peso, resultaram numa ligeira redução da margem bruta", explica a empresa.
Quanto ao volume de negócios, foi de 155,04 milhões de euros no período em análise, representando uma subida de 13,5% quando comparado com os primeiros nove meses do ano passado (137,1 milhões), refere o documento.
Para o crescimento das receitas contribuiu a evolução positiva do consumo, especialmente em Portugal, e a expansão realizada no último ano, sublinha a Ibersol. No terceiro trimestre, o volume de negócios atingiu os 58 milhões de euros, o que corresponde a um crescimento de 11,5%, "confirmando a trajectória de crescimento dos trimestres anteriores", acrescenta.
"A evolução favorável do contexto no último ano permitiu uma melhoria de vendas na generalidade dos conceitos com menor impacto no segmento de "restaurante" que registaram um crescimento de 2,9%. Os maiores crescimentos verificaram-se nos conceitos de balcão (22%) e no negócio de catering (32%) que beneficiou dum forte aumento do número de eventos ocorridos principalmente na cidade de Lisboa", sublinha o comunicado.
Nos primeiros nove meses do ano, em Portugal, "encerrámos 11 unidades cujo reduzido volume de vendas não justificava a sua manutenção no portfólio, realizámos a abertura de quatro unidades ‘drive-in’ da Burger King (Abóboda, Caldas da Rainha, Maia e Oeiras) e no espaço remodelado do ‘food court’ no Aeroporto de Lisboa incorporámos uma KFC (em substituição da Pans) e uma unidade com a franquia ‘Go Natural’".
Em Espanha, a empresa encerrou uma unidade própria da Pizza Móvil e duas em regime de franquia. Em Angola, no segundo trimestre foi efectuada a abertura da segunda unidade neste ano, totalizando seis unidades em funcionamento.
No final do trimestre, o grupo operava 367 restaurantes próprios (menos dois que no final do primeiro semestre).
O EBITDA nos primeiros nove meses registou um aumento de 5,6 milhões de euros, para 23,6 milhões de euros, mais 31% do que no período homólogo de 2014. A margem EBITDA situou-se em 15,2% do volume de negócios, que compara com 13,2% no mesmo período de 2014, reflectindo a melhoria do nível de actividade.