Notícia
Grupo Mosqueteiros mantém vendas nos dois mil milhões
Intermarché, Bricomarché e Roady fecharam ano de 2015 com uma facturação "em linha" com 2014 em Portugal. Retalho alimentar abrirá mais 10 a 12 lojas este ano.
O grupo de distribuição os Mosqueteiros – de origem francesa e que opera em parceria com empresários locais em Portugal, em regime de franchising – fechou o ano de 2015 com um volume de vendas de dois mil milhões de euros, anunciou esta terça-feira Jorge Rafael.
De acordo com o responsável da comunicação da companhia em Portugal, que na manhã desta terça-feira fez uma conferência de imprensa em Lisboa, o resultado do exercício passado dos 306 pontos de venda de 220 empresários aderentes ficou "em linha com o ano anterior". O emprego situou-se em 14 mil postos de trabalho.
A rede de retalho alimentar do grupo, o Intermarché, realizou vendas de 1,35 mil milhões de euros através das 241 unidades operacionais no país. O que, somado aos 160 postos de combustível que o companhia detém, atingiu 1,9 mil milhões de euros (registando estas um decréscimo global de 1%, à conta da queda da matéria-prima nos mercados internacionais).
A Bricomarché, unidade de bricolage, jardim e decoração do grupo, registou um aumento de 5% das vendas, para 87 milhões de euros, avançou Pedro Subtil, administrador da rede Bricomarché.
Na rede de venda e reparação automóvel, a Roady registou uma progressão de 1,6% face a 2014, para 37 milhões de euros. Estelle Pereira, porta-voz da cadeia adiantou que a previsão de crescimento para 2016 é de 4%.
Mais 10 unidades em 2016
Com mais oito unidades adicionadas ao portefólio em 2015 – parte proveniente da carteira de nove lojas Alisuper que o Intermarché adquiriu no Algarve em 2014, das quais seis reabertas – a retalhista alimentar prevê somar mais "10 a 12 lojas" até ao final de 2016, adiantou Vasco Simões, administrador da rede. Em termos de vendas, a perspectiva é progredir 2%.
O gestor – ele próprio gerente de três pontos de venda em Portugal – esclareceu que as aquisições fazem parte do plano de expansão do grupo: "Estamos atentos a oportunidades de compra", como a que ocorreu com os activos da Alisuper, garantiu.
O grupo Mosqueteiros, recorde-se, anunciou há pouco mais de um ano, em Lisboa, um plano de expansão até 2020 para Portugal, que inclui um investimento de 280 milhões de euros nas três vertentes hoje presentes em território nacional: alimentar, bricolage e automóvel.
O investimento logístico que o grupo está a realizar neste momento e que deverá criar 100 postos de trabalho este ano, com um custo de 10 milhões de euros, no centro de Alcanena, está igualmente incluído no plano 2015-2020, afirmou Jorge Rafael. Com os outros dois centros logísticos que o grupo tem no país, ficam satisfeitas, para já, as necessidades da rede de retalho, acrescentou.