Notícia
Mosqueteiros e Minipreço aliam-se em central de compras
Os dois grupos distribuidores Intermarché e DIA decidiram juntar esforços em central de compras comum, mantendo-se autónoma a gestão das duas redes retalhistas, com 862 lojas em Portugal.
O grupo de origem francesa Intermarché, conhecido pela marca Mosqueteiros, e a companhia de distribuição espanhola DIA (Distribuidora Internacional de Alimentos, antes detida pelo Carrefour), que opera sob a insígnia Minipreço no país, decidiram juntar esforços em Portugal.
Num território dominado de longe pela Sonae (Continente/Modelo/Meu Super) e pela Jerónimo Martins (Pingo Doce/Amanhecer) na área de retalho alimentar, os grupo DIA e Intermarché "decidiram criar uma central de negociação comum denominada CINDIA", anunciaram esta quinta-feira as duas empresas ao mercado português, em comunicado conjunto, emitido por ambas.
Ambos a operar no mercado nacional desde a década de 90, os grupos têm 862 lojas em Portuga l, que se manterão autónomas: 630 lojas Minipreço, que facturaram 876 milhões de euros e 232 lojas Intermarché, que venderam 1,34 mil milhões de euros.
Na nota às redacções, enviada no final desta quinta-feira, 21 de Maio, os dois grupos explicam que a nova CINDIA "está mandatada para negociar em exclusivo, já no corrente ano, com os maiores fornecedores de produtos de marcas nacionais e internacionais".
Contudo, ficam de fora desta parceria "os produtos frescos tradicionais de origem agrícola e os produtos da pesca", e a aliança "não cobrirá, tão pouco, negociações com PME [pequenas e médias empresas].
Deixando de fora agricultura e pescas e PME, o que fica, essencialmente, é a indústria na negociação com os dois distribuidores, embora nada seja mencionado no comunicado sobre esta matéria. Recorde-se que, desde Fevereiro de 2014, Portugal tem um novo diploma que regula os contractos entre distribuição, agricultura e indústria, conhecido por PIRC (de Práticas Individuais Restritivas do Comércio), motivado sobretudo por queixas da parte dos fornecedores.
O acordo agora conhecido entre Dia e Intermarché visa, explicam no comunicado desta quinta-feira, "optimizar as condições de aquisição para ambas as insígnias, melhorando em simultâneo a oferta de serviços aos fornecedores".
A comunicação sublinha contudo que "Intermarché e o grupo Dia continuarão a determinar com total independência as respectivas estratégias comerciais, e a concorrer efectivamente e com absoluta autonomia nos mercados retalhistas, designadamente no que respeita à política comercial e à gestão das próprias redes de pontos de venda".