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Grupo Dia vende 324,2 milhões em Portugal até Junho
A rede Minipreço, pertencente ao grupo espanhol Dia, fechou o primeiro semestre do ano com um recuo de 1,7% das vendas líquidas no país.
O grupo espanhol Dia – Distribuidora International de Alimentación, que em Portugal opera os supermercados mais conhecidos por Minipreço, terminou o primeiro semestre de 2016 com vendas líquidas de 324,2 milhões de euros (sem impostos e sem a facturação dos franchisados), um decréscimo de 1,7% face a igual período do ano passado.
No território nacional, a rede Dia/Minipreço totaliza 618 unidades de retalho – 361 próprias e 257 operadas sob franquia.
No que toca às vendas em termos brutos (ou seja contabilizando não só os impostos, como também as vendas realizadas pelos franchisados mas não consolidadas pela Dia), Portugal registou um crescimento de 0,7%, segundo os mesmos dados, para 402,5 milhões de euros no semestre (ou 2,8 milhões de euros brutos a mais). Portugal representou, sob esta análise, 8% do total vendido pelo grupo Dia entre Janeiro e Junho deste ano.
Os dados relativos a Portugal, que constam da apresentação divulgada esta quarta-feira, 27 de Julho, pelo grupo espanhol Dia, cotado na praça de Madrid, ao mercado.
No comunicado e apresentações aos investidores divulgadas esta quarta-feira, a administração da companhia Dia afirma que "depois de um bom início de ano, no segundo trimestre de 2016 a actividade em Portugal continuou a muito bom andamento". E adianta que em Portugal e Espanha as vendas "like for like" – para o mesmo parque de lojas, sem aberturas nem encerramentos – descontadas dos efeitos do calendário (como a mudança da Páscoa do segundo para o primeiro trimestre do ano) "foram positivas" num "ambiente muito desafiante".
A companhia terminou Junho de 2016 com vendas líquidas totais de 4,24 mil milhões de euros, em Espanha, Portugal, Argentina, Brasil e China (Xangai), uma melhoria de 10,7% face ao primeiro semestre de 2015. No total, o grupo Dia – antigo activo do grupo Carrefour que em 2011 se separou do maior retalhista europeu e dispersou em bolsa – vendeu, em termos brutos, 5,03 mil milhões de euros, mais 12% que um ano antes.
No final do primeiro semestre, o grupo espanhol detinha 7.762 unidades de retalho (alimentar, como o Dia, mas também não alimentar, como as para-farmácias Clarel) em todo o mundo.
O resultado líquido ajustado do grupo foi de 96,2 milhões de euros, menos 5% do que no final do primeiro semestre de 2015.