Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Receitas do Grupo Dia recuam 6% em Portugal

As vendas do Grupo Dia, presente em Portugal com os mini-mercados Minipreço, registaram em 2015 uma queda de 6% face ao ano anterior. Em Portugal, o grupo espanhol alcançou 823 milhões de euros em receitas.

Eduardo Martins/Correio da Manhã
24 de Fevereiro de 2016 às 13:22
  • 2
  • ...

O Grupo Dia, que actua em Portugal sob a marca Minipreço, registou uma queda das receitas em Portugal de 6%, com vendas na ordem dos 823 milhões de euros, revelou a empresa esta quarta-feira, 24 de Fevereiro, numa conferência de imprensa em Madrid. Em 2014, o grupo tinha facturado 876 milhões de euros em Portugal.

 

A nível global, a empresa espanhola registou 10,5 mil milhões de euros em receitas, um aumento de 13,9% face a 2014. Só no quarto trimestre registou 2.703,9 milhões de euros, um aumento de 5,1% face ao mesmo período de 2014.

 

Já o resultado líquido ajustado da empresa espanhola situou-se nos 254 milhões de euros, menos 3,8% que em 2014. A empresa justifica este facto com o impacto da integração das aquisições.

 

Em Portugal, o grupo espanhol tem menos 13 lojas Minipreço relativamente ao ano passado. O Grupo Dia fechou 2015 com 621 lojas em território nacional, em que 361 são lojas próprias e 260 são "franchises".

 

Na conferência, Ricardo Currás, líder do segmento português do grupo, elogiou os "franchises", dizendo que "as franquias são cada vez mais sólidas" e que "os franchises são os melhores embaixadores da marca Dia".

 

A empresa anunciou também que as vendas em Portugal representam 7,8% do total do grupo que, além da Península Ibérica, também está presente em países como Brasil, China e Argentina.

 

No global, o grupo Dia fechou 2015 com um total de 7.718 lojas, mais 412 que no ano anterior.

 

Para 2016, a empresa prevê o pagamento de dividendos aos accionistas de 20 cêntimos por acção, continuar com os planos de expansão em Espanha, com o lançamento dos portais de comércio electrónico e aumentar as vendas orgânicas em 7% no período entre 2015 e 2018.

* O jornalista viajou a Madrid a convite do Grupo Dia

Ver comentários
Saber mais Grupo Dia Ricardo Currás
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio